Conferência amplia participação da sociedade na educação
A Conferência Nacional de Educação (Conae), que será realizada de 23 a 27 de abril de 2010, é definida pelo Ministério da Educação, em sua página eletrônica, como "um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da educação nacional". É organizada por uma comissão nacional integrada por representantes das secretarias do Ministério da Educação, da Câmara dos Deputados, do Senado, do Conselho Nacional de Educação, das entidades dos dirigentes federais, estaduais e municipais da educação e de todas as entidades que atuam direta ou indiretamente na área.
A conferência nacional reunirá os setores público e privado, da educação infantil até a pós-graduação, para um grande debate e terá como tema "Construindo um sistema nacional articulado de educação: o Plano Nacional de Educação, diretrizes e estratégias de ação".
Até a data do evento, serão realizadas conferências municipais ou intermunicipais no primeiro semestre de 2009, e estaduais e do Distrito Federal, no segundo semestre deste ano. Um documento elaborado pelo Ministério da Educação orientará as discussões. A ideia é a de que sejam debatidas e apresentadas propostas para a Educação Básica, a Educação Superior, a Educação Profissional e Tecnológica e demais modalidades de ensino.
A Conae terá seis eixos temáticos. O primeiro intitula-se "Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da educação nacional", e terá colóquios sobre, entre outras questões, as responsabilidades de cada sistema de educação e os indicadores para o monitoramento público do efetivo direito à educação; a autonomia universitária; e o setor privado e a educação: participação, regulação e papel social.
O segundo eixo temático - "Qualidade da educação, gestão democrática e avaliação" - inclui discussões sobre padrões de qualidade para a educação básica e superior; concepções curriculares e a consolidação político-pedagógica da prática educativa; e indissociabilidade, na educação superior, entre ensino, pesquisa e extensão. "Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar" é o terceiro eixo temático da Conae, que prevê colóquios sobre educação integral; desafios, expectativas e possibilidades da educação infantil; expansão do ensino médio; tecnologias da informação e comunicação; perspectivas da educação de jovens e adultos.
"Formação e valorização dos profissionais da educação" é o quarto eixo temático, que discutirá, entre outros temas, piso salarial e melhoria das condições de trabalho na educação escolar; políticas e desafios da formação inicial e continuada de professores; e avaliação e instrumentos de valorização.
O quinto eixo temático - "Financiamento da educação e controle social" - será tratado por meio de colóquios sobre novas fontes de recurso; e vinculação e subvinculação dos recursos financeiros à manutenção e desenvolvimento da educação na perspectiva do custo-aluno-qualidade (CAQ).
"Justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade" é o sexto eixo temático da conferência nacional, que tratará da política de ações afirmativas para estudantes; de estratégias de superação da violência no ambiente educacional; das relações etnorraciais e multiculturais; da educação ambiental, do campo e escolar indígena, entre outros assuntos.
Parcerias
A Conae deverá propor diretrizes para a construção do Sistema Nacional Articulado de Educação e para o Plano Nacional de Educação e formular estratégias para sua implementação.Espera-se ainda que a conferência forneça as bases para a consolidação de um trabalho convergente e permanente entre Estado e sociedade, por meio do regime de colaboração entre as unidades da Federação, os sistemas de ensino, os movimentos sociais e as instituições educativas, com os objetivos de democratização da gestão, ampliação do acesso, garantia da permanência de crianças, jovens e adultos, promoção da inclusão social e valorização das diversidades cultural e étnica, constitutivas da formação do povo brasileiro.Rita Nardelli/Agência Senado
Fonte: Ministério da Educação
23/04/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Conferência terá participação recorde da sociedade civil
Conferência estimula participação social na Rio+20 e define Educação como estratégia
Conferência apresenta o uso da computação na sociedade moderna
Educação: Diretoria de Ensino realiza a 1ª Conferência Regional de Educação Escolar Indígena
Educação: Secretaria realiza Conferência Estadual de Educação Escolar Indígena
Educação: Secretaria realiza Conferência Estadual de Educação Escolar Indígena