Conferência estimula participação social na Rio+20 e define Educação como estratégia
A educação como estratégia na transição para um novo modelo de desenvolvimento sustentável foi o tema da abertura da 3ª edição dos Diálogos Sociais: Rumo à Rio+20, realizada nesta quarta-feira (21) em Brasília. Os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente) participaram do encontro.
Gilberto Carvalho afirmou que espaços de debate como esses representam a melhor forma de preparação do governo e da sociedade para a Rio+20. “A nossa expectativa é que a Rio+20 se consolide como a conferência da ONU com maior participação da sociedade civil”, disse. O ministro ressaltou a importância do conteúdo, das resoluções e propostas resultantes dos debates para a construção do novo modelo. “Dessa maneira nos preparamos para darmos uma contribuição qualificada para a Rio+20”.
O ministro ressaltou ainda a importância da educação no processo de mudança de cultura. “A questão da educação é decisiva para o futuro da humanidade, uma vez que sabemos que o modelo de consumo atual nos levará à falência e ao esgotamento a longo prazo”, afirmou.
A ministra Izabella Teixeira disse que a educação como estratégia para mudança de valores é um dos temas que mais aproxima a Rio +20 de todas as classes sociais. “Estamos falando da educação, que vai permitir que os cidadãos façam as melhores escolhas em relação ao consumo e transformem o desenvolvimento sustentável em um valor da nossa sociedade”, destacou. Para a ministra, a conferência é uma grande oportunidade de discutir com todos os segmentos da sociedade a integração dos pilares do desenvolvimento sustentável.
Histórico
Fruto do diálogo social coordenado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), com a participação de mais de 70 instituições, o documento Acordo para o Desenvolvimento Sustentável foi entregue, em 2011, à presidenta Dilma Rousseff e à Comissão Nacional da Conferência Rio+20. Ele contribuiu para o documento brasileiro enviado à ONU para preparação do documento inicial da Conferência Rio+20, o Zero Draft, que coloca a educação como área prioritária de atuação.
Os Diálogos Sociais: Rumo à Rio+20, realizados pela Secretaria-Geral em parceria com o CDES, são uma série de eventos que visam discutir temas contidos no Acordo para o Desenvolvimento Sustentável, com o objetivo de aprofundar os consensos que farão parte da contribuição brasileira durante a conferência da ONU, em junho, no Rio de Janeiro. As outras edições já trataram de temas como a importância da sociedade civil para a segurança alimentar e nutricional e as agendas nacionais de desenvolvimento sustentável.
Fonte:
Secretaria-Geral da Presidência da República
21/03/2012 18:22
Artigos Relacionados
Conferência sobre transparência controle social estimula participação via internet
CMA analisa projeto que estimula participação de estudantes em conferência sobre clima
PFL SE DEFINE COMO PARTIDO SOCIAL-LIBERAL
Conferência amplia participação da sociedade na educação
Educação define como será a avaliação de 2,1 milhões de alunos
Comunicação Social do Senado estabelece como meta ampliar a participação da sociedade no processo político