Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade começa em Nagoya



De 18 a 29 de outubro, grupos interessados do mundo inteiro se reunirão para discutir modos de trabalho para lidar com os desafios do futuro em relação à biodiversidade.

Nagoya, 18 de outubro de 2010 – Com os ecossistemas marítimos e terrestres em todo o mundo sob intensa pressão causada por atividades humanas, negociadores de todo o mundo se reúnem em Nagoya, Prefeitura de Aichi, Japão, para moldar e decidir uma estratégia global e instrumentos para proteger a biodiversidade que fariam seu valor centralizar todos os desenvolvimentos e iniciativas humanas.

A décima reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, organizada pelo Governo do Japão, acontece de 18 a 29 de outubro de 2010.

Mais de 15.000 participantes representando as 193 Partes e seus parceiros, o número mais alto já registrado para tal reunião, se encontrarão para finalizar a negociação sobre um novo Plano Estratégico pela biodiversidade para o período de 2011-2020 com uma visão de biodiversidade para 2050.

A adoção de um novo protocolo para o acesso e compartilhamento de benefícios será um instrumento vital a serviço dessa nova visão sobre biodiversidade. O acordo será apresentado ao mais alto segmento da Conferência, a ser realizado com a participação de cinco Chefes de Estado e 130 ministros do ambiente.

“Ao lançar o Ano Internacional da Biodiversidade, o Secretário Geral das Nações Unidas informou no início do ano que os negócios como de costume não são mais uma opção,” disse Ahmed Djoghlaf, Secretário Executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica. “A hora para agir é agora e o lugar para agir é aqui, na Cúpula sobre Diversidade de Aichi-Nagoya.”

A reunião de Nagoya será o local onde os grupos interessados de todo o mundo ser encontrarão para discutir as maneiras que irão trabalhar para atender aos desafios do futuro em relação à biodiversidade.

No alto segmento da reunião, que terá início em 27 de outubro, ministros terão diante deles o resumo da reunião de alto nível sobre biodiversidade realizada em Nova York em 22 de setembro de 2010, redigido pelo Presidente da sexagésima quinta sessão da Assembléia Geral das Nações Unidas.

Participantes do alto segmento também terão diante deles o Chamado de Genebra para Ação Urgente pela Biodiversidade adotado pelos 11 ministros do ambiente que receberam ou receberão a Conferência das Partes. Esse grupo, chamado de Grupo dos 11 pela Biodiversidade, decidiu se reunir anualmente para fornecer liderança para a implementação da nova estratégia pela biodiversidade.

Fonte: CBD



21/10/2010 11:44


Artigos Relacionados


Dirigente das Nações Unidas espera ver o Brasil liderando debates na conferência Rio+20

Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima

APROVADO CONVENÇÃO SOBRE SEGURANÇA DE PESSOAL DAS NAÇÕES UNIDAS

Representante das Nações Unidas fala sobre Segurança Pública

Programa das Nações Unidas alerta sobre aumento da violência na América Latina e no Caribe

Nações Unidas convida jovens para reunião sobre meio ambiente no Panamá