Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente começa sábado (23)
Começa neste sábado (23) a etapa nacional da 4ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (Cnijma) em Luziânia, cidade do entorno do Distrito Federal. Um total de 673 estudantes de 11 a 14 anos, que foram eleitos delegados nos estados, vão se reunir para propor ações que ajudarão a tornar as escolas ambientes mais sustentáveis. Deste total, 81 estudantes representam a diversidade (indígenas, quilombolas e de assentamentos).
“Milhões de estudantes estão representados, desde a conferência nas escolas, chamando o País a fortalecer a democracia participativa e a sustentabilidade socioambiental”, enfatiza o diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Nilo Diniz.
Promovida pelos ministérios da Educação e do Meio Ambiente, a 4ª Cnijma tem como proposta fortalecer a educação ambiental nas comunidades escolares e nos sistemas de ensino com a participação ativa das escolas na construção de políticas públicas. A proposta é que, ao final do evento, as ações e projetos criados pelas escolas tenham continuidade.
Coletivos de Juventude
Estarão presentes na etapa nacional os estudantes eleitos, coordenadores dos estados, professores e técnicos dos ministérios do Meio Ambiente e da Educação. A etapa nacional também conta com a participação de jovens entre 18 e 29 anos, representantes de Coletivos Jovens de Meio Ambiente (CJs), que atuarão como facilitadores. Eles já estão reunidos em Luziânia, realizando oficinas preparatórias, desde o dia 17 de novembro. Os jovens fazem parte de coletivos de juventude que atuam na área socioambiental em todo o Brasil e participaram no processo de mobilização, formação e realização das etapas locais.
As etapas que antecederam a fase nacional mobilizaram estudantes de todo o Brasil, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, público e privado, de escolas urbanas e rurais. Foi uma oportunidade de promover o debate sobre a sustentabilidade escolar no currículo, na gestão e no espaço físico e construir projetos de ação para transformar a escola em um espaço sustentável.
As conferências estaduais reuniram escolas que criaram projetos de educação ambiental dentro da temática “Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis”, com base nos quatro subtemas: terra, água, fogo e ar. A fase correspondeu à última etapa preparatória para a nacional. Durante os encontros estaduais, foram levantados os projetos que serão trazidos à nacional e eleitos os delegados que representam cada Estado.
Número recorde
Antes das conferências estaduais, ocorreram as municipais e regionais, que eram facultativas. A etapa das escolas superou os números alcançados nas edições anteriores, com a participação com 17.457 instituições. Nesta etapa também foram eleitos os representantes para a fase estadual.
A primeira edição da Conferência, em 2003, contou com 15.452 escolas; a segunda, em 2005/2006, foi realizada em 11.475 escolas. Em 2009, o evento mobilizou 3,5 milhões de estudantes, educadores e comunidades. Além de crianças e jovens, a 4ª Conferência também reúne e discute com professores e membros das comissões organizadoras estaduais, totalizando 1.070 participantes.
Fonte:
Ministério do Meio Ambiente
22/11/2013 18:00
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