Participantes da 3ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente entregam carta de responsabilidades
Estudantes das diferentes regiões brasileiras compareceram ao Senado, na tarde desta terça-feira (7), para apresentar a Carta das Responsabilidades para Enfrentamento das Mudanças Ambientais Globais. O documento é resultado dos trabalhos da 3ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente - realizada em Luziânia (GO), cidade do entorno do Distrito Federal - a partir de debates feitos em todo o país, em conferências regionais sobre o tema.
A carta foi entregue aos parlamentares em reunião presidida pelo 1º vice-presidente do Senado, senador Marconi Perillo (PSDB-GO). Também compuseram a mesa a senadora Ideli Salvatti (PT-SC), os senadores Renato Casagrande (PSB-ES), Flávio Arns (PT-PR) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e a deputada Maria do Rosário. Esses parlamentares presidem respectivamente as comissões Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC), de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), de Educação, Cultura e Esporte (CE), de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), e de Cultura e Esporte da Câmara.
Os estudantes fizeram a leitura de nove responsabilidades com as quais se comprometem a preservar o meio ambiente e a mobilizar toda a população a favor das causas ambientais. Eles solicitaram aos presidentes das comissões que assinassem o documento em sinal de apoio ao cumprimento das responsabilidades.
"Nós jovens brasileiros estamos unidos e contribuindo para cuidar do planeta. Esse é o nosso compromisso. Pedimos o total apoio da sociedade brasileira: autoridades, poder público, movimentos sociais, ONGs, escolas e comunidades para que essas responsabilidades sejam cumpridas", encerra o texto da carta.
A senadora Marina Silva (PT-AC) - idealizadora da conferência no período em que esteve à frente do Ministério do Meio Ambiente - destacou, em nome dos demais senadores participantes da reunião, a importância de as escolas promoverem o debate sobre questões ambientais e mobilizarem os estudantes para "tirá-lo do papel".
- Geralmente a gente leva um conjunto de reivindicações para o presidente, para os senadores. Eles [estudantes] vieram aqui com um conjunto de responsabilidades que eles estão assumindo. Eles, com tão poucos poderes e tão poucas ferramentas, são capazes de assumir compromissos tão ousados - elogiou.07/04/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Meio Ambiente: Propostas do governo paulista são aprovadas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente começa sábado (23)
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente seleciona facilitadores
Ibama participa da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente
4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente começa nesta quinta (24)
Conferência Nacional do Meio Ambiente terá roda de diálogo com jovens