Conferência mundial na Espanha propõe que 2014 seja Ano da Agricultura Familiar



Terminou na sexta-feira (7), em Bilbao, na Espanha, a IV Conferência Mundial da Agricultura Familiar, que reuniu 42 países dos cinco continentes em torno do tema "Alimentar o Mundo, Cuidar do Planeta".

Ao final do encontro, uma aliança foi firmada entre os países participantes solicitando à Organização das Nações Unidas (ONU) que volte o olhar do mundo para a agricultura familiar em 2014, que poderá ser declarado o Ano da Agricultura Familiar. 

"Além disso, ao longo de todo o ano a agricultura familiar será foco de debates e poderão ser desenvolvidas melhores formas de organização econômica", explicou Laudemir Müller, secretário da Agricultura Familiar que representou o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no evento.

Acompanhado da Índia e da China, o Brasil destacou, na conferência, a necessidade de aumentar a produção de alimentos para o consumo de suas populações.

Já a Índia deu destaque para programa que garante 100 dias de trabalho remunerado por ano para seus agricultores familiares, gerando renda para esses produtores.

A Conferência Mundial de Agricultura Familiar é organizada pelo Fórum Rural Mundial e conta com presenças de líderes de associações ligadas ao desenvolvimento rural, de organizações não governamentais, empresas e cooperativas do setor, administração pública e centros de investigação.

Neste ano, o evento teve como objetivo propor soluções para o incremento da agricultura familiar, para a segurança alimentar mundial e para o desenvolvimento econômico das zonas rurais. 


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário

 

11/10/2011 18:11


Artigos Relacionados


Agricultura familiar é tema central de conferência

Desenvolvimento da Agricultura familiar é tema de conferência

Agricultura Familiar vai ganhar destaque em 2014

ONU declara 2014 como o ano internacional da agricultura familiar

ONU declara 2014 como 'Ano Internacional da Agricultura Familiar'

Conferência sobre extensão rural quer melhorar atendimento à agricultura familiar