Conferência Nacional de Saúde reúne 4 mil pessoas e reforça caráter universal do SUS



Mais de quatro mil participantes de todos os estados brasileiros deram início nesta quinta-feira (1o) ao maior evento brasileiro na área de saúde. Com o tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”, a 14ª Conferência Nacional de Saúde, está sendo realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília até o próximo domingo (4).

Até domingo, os participantes vão debater os desafios e as perspectivas do Sistema Único de Saúde (SUS) e aprovar propostas de melhorias para a saúde brasileira. “Para aqueles brasileiros que pensam que não usam o SUS, nossa mensagem é que todos usam”, disse durante a abertura do evento o ministro Alexandre Padilha, que também é presidente do Conselho Nacional de Saúde.

Estiveram presentes também os ministros Mirian Belchior (Planejamento), Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), Tereza Campello (Desenvolvimento Social), Iriny Lopes (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres) e Luiz Sérgio  (Pesca e Aquicultura).

“O SUS precisa ser reconstruído e a gente pode refazer a sua história, reafirmando sua importância como política pública. Podemos sim iniciar agora a grande mudança e pensar o mundo de outra forma”, declarou a coordenadora-geral da Conferência, Jurema Werneck.

Aumento da transparência

Na abertura da 14ª CNS, Padilha e o ministro-chefe da Controladoria Geral da União, Jorge Hage, apresentaram o Portal Saúde com Mais Transparência, desenvolvido em parceria entre os dois órgãos. A ferramenta divulgará as transferências de recursos do ministério a estados e municípios, tanto por repasses diretos quanto por convênios, as licitações em curso no ministério e os planos e relatórios de gestão da União, dos estados e dos municípios.

A partir do primeiro trimestre do ano que vem, o portal trará também extratos detalhados sobre a execução financeira dos recursos, tornando públicos os pagamentos efetuados a determinado fornecedor ou prestador de serviços. Os dados serão divulgados mediante acordos já firmados entre com organizações financeiras como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

Além do monitoramento das movimentações financeiras, o portal traz informações atualizadas sobre programas do ministério e a infraestrutura de saúde no País, como a quantidade de equipes do programa Saúde da Família por município e o número de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de estabelecimentos do Farmácia Popular.

Mais informações sobre a conferência no site do evento.

O credenciamento da imprensa para a conferência está sendo feito no local.

Fonte:
Ministério da Saúde



01/12/2011 20:38


Artigos Relacionados


Conferência Nacional do Esporte reúne 1,5 mil pessoas

1ª Conferência GLBTT reúne mais de 400 pessoas em SP

Conferência Estadual de Juventude reúne 1.300 pessoas na Capital

Conferência Nacional de Educação reunirá 3 mil pessoas

Conferência sobre saúde mental materno-infantil reúne agora CAS e CE

Conferência reúne representantes de todo o País para atualizar Plano Nacional de Juventude