Conferência Estadual de Juventude reúne 1.300 pessoas na Capital



No evento foram eleitos delegados que representarão o Estado na I Conferência Nacional de Juventude

O firmamento que cobriu o Parque da Juventude, em Santana, Zona Norte da Capital, esteve tão movimentado quanto a I Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude de São Paulo, que ocupou os três prédios do Centro Paula Souza no Parque durante o último fim de semana. Participaram do evento 1.306 pessoas, entre 1.002 delegados da sociedade civil e do poder público, 152 observadores e 152 voluntários das equipes de organização e apoio, lideradas pela Coordenadoria Estadual de Programas para a Juventude, órgão da Secretaria de Estado de Relações Institucionais.

Azul foi a cor predominante no céu durante quase todo o dia de sábado, contrastando com o uniforme colorido do grupo circense que deu as boas vindas às delegações e com as bandeiras de todos os partidos e movimentos juvenis que, aos poucos, iam tomando conta do Parque. Embaixo das arvoras, muita discussão política. Nos espaços abertos, jogos de truco, damas em um tabuleiro gigante e, para os mais agitados, pebolim humano e cama elástica.

O sol brilhou dentro e fora do prédio onde aconteceu a abertura oficial da Conferência, que contou com a presença da Coordenadora Estadual de Programas para a Juventude, Mariana Montoro Jens, do Secretário-Adjunto da Secretaria Nacional de Juventude, Danilo Moreira, dos deputados estaduais Bruno Covas e Roberto Felício, da Vice-Presidente do Conselho Nacional de Juventude, Maria Virgínia de Freitas, do Presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (Upes), Arthur Fortunato, e do Presidente da Associação de Moradores de Paraisópolis, Gilson Rodrigues.

Em seu discurso de boas vindas, Mariana Montoro Jens expressou sua alegria em realizar a Conferência no Parque da Juventude, um espaço, segundo ela, “recente, mas já muito querido da população que é incentivada a usufruir dos valores mais preciosos de nossa sociedade: a preservação do planeta, o respeito ao próximo e a liberdade”.

Aos participantes coube a tarefa de preencher 19 salas de aula do Centro Paula Souza com as idéias, propostas e demandas de suas regiões sobre temas como educação e cultura, trabalho, família, diversidade e direitos humanos, sexualidade, drogas e democracia. A estudante e moradora de Franca Cinthia Silva, de 21 anos, participou do grupo de trabalho ‘Meu Corpo: saúde, drogas e sexualidade’. “Demorou muito, mas no final foi produtiva, abrangeu muitas coisas. Acredito que essa discussão vai para frente, mas depende do governo federal”, comentou ela aos repórteres da Revista Viração, que integraram a Agência Jovem de Notícias e fizeram a cobertura jornalística do evento.

Tantas opiniões fizeram os ventos chegarem de todos os lados e, ao final da tarde, uma garoa fina, bem conhecida dos paulistanos, visitou o Parque da Juventude. Nada que atrapalhasse as três apresentações culturais previstas para o resto do dia: o grupo de capoeira de Angola Nzinga, as mulheres do Ilú Oba de Min e o grupo MC’s Top Team, formado por delegados e observadores de Araraquara que se propuseram a entreter a juventude com muito hip hop para fechar o primeiro dia de trabalho.

Com a chuva do sábado veio o frio no domingo, o que não impediu ninguém de comparecer e participar da fase final de discussão nos grupos de trabalho e da eleição dos delegados que representarão o Estado de São Paulo na I Conferência Nacional de Juventude, em Brasília (DF), nos dias 27 a 30 de abril. Se depender de Érika Andressa Silva, coordenadora de atendimento de Americana, 19 anos, a delegação paulista vai ser fiscalizada de perto na Capital Federal. “Eu gostaria muito que as propostas fossem ouvidas na nacional. Como não vou para lá, espero que os representantes defendam bem os grupos de base, que saiam do papel, pensando na juventude, não só em direitos individuais.”

Enquanto os votos das urnas eram apurados, o grupo Nzinga voltou para nova apresentação de capoeira, dessa vez com direito a uma orquestra de berimbaus, e o Maracatu do Baque Bolado espantou o vento, fazendo toda a juventude dançar. Os governos estadual e municipal de São Paulo foram representados pelo secretário de Comunicação, Bruno Caetano, e pelo ecretário municipal de Participação e Parceria, Ricardo Montoro.

Quem preferiu ficar do lado de dentro aproveitou o AcessaSP do Parque da Juventude – aberto excepcionalmente durante os dias 29 e 30 – para usar gratuitamente a Internet. Durante os dois dias, os oito funcionários de plantão realizaram 231 novos cadastros e 991 atendimentos.

Eram quase 20h quando as 17 regiões presentes fizeram suas assembléias para eleger, cada uma, dois representantes para a etapa nacional do ciclo de conferências. A delegação da Baixada Santista distraía os mais ansiosos com uma batucada improvisada até que a Comissão Organizadora Estadual (COE) chegou ao auditório com o resultado da eleição: 68 mulheres e 84 homens foram aprovados, na urna, para representarem o Estado no fim desse mês.

Eles levarão a Brasília as vontades paulistas expressas nas 21 propostas aprovadas por aclamação no relatório final da I Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude. Algumas incluem mais verbas vinculadas ao PIB para a educação, a criação do Estatuto da Juventude, a criação de Leis Federais, a aprovação de Projetos de Lei já em tramitação e a democratização dos meios de comunicação e das concessões públicas.

Mas esta delegação também é responsável por enviar ao resto do Brasil uma importante mensagem: a juventude paulista leva a sério a Conferência de Políticas Públicas de Juventude, e exige mais espaço para a população entre 15 e 29 anos nas agendas governamentais.

Veja abaixo a lista de órgãos e entidades que garantiram o sucesso deste evento:

Secretaria de Estado de Relações Institucionais – Coordenadoria de Programas para a Juventude

Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Turismo – Parque da Juventude

Secretaria de Estado de Desenvolvimento – Centro Paula Souza

Secretaria de Estado de Gestão Pública – AcessaSP

Sabesp

Nossa Caixa

Revista Viração

Instituto Paulo Freire

Secretaria Nacional de Juventude

Governo Federal

Leia mais em www.juventude.sp.gov.br.

Da Secretaria Estadual de Relações Institucionais

(C.C.)



04/02/2008


Artigos Relacionados


Juventude é tema da conferência que deve reunir cerca de 1.500 pessoas em SP

Conferência reúne representantes de todo o País para atualizar Plano Nacional de Juventude

Conferência Nacional do Esporte reúne 1,5 mil pessoas

1ª Conferência GLBTT reúne mais de 400 pessoas em SP

Conferência Nacional de Saúde reúne 4 mil pessoas e reforça caráter universal do SUS

SP promove 3ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência a partir desta terça-feira