Confira a agenda científica de 7 a 13 de dezembro
Neste sábado (7) será realizada a última edição do ano do Circuito da Ciência, projeto de popularização científica do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). Exposições científicas, oficinas, palestras, apresentação cultural e visitas guiadas pelos espaços e trilhas do Bosque da Ciência fazem parte da programação.
Os visitantes poderão conhecer elementos da biodiversidade amazônica, como peixes-bois, ariranhas, tartarugas, iaçás, jacarés, variadas espécies de peixes, poraquês, condomínio das abelhas, macacos, cutias, Tanimbuca (árvore de 600 anos), além de trilhas educativas e suspensas, casa de madeira e Casa da Ciência.
A 10ª edição de 2013 terá a participação de aproximadamente 300 crianças de quatro escolas convidadas. O evento ocorre das 8h00 às 12h00, no Bosque da Ciência, bairro Petrópolis, em Manaus (AM).
Astronomia
Também neste sábado (7), em comemoração ao Dia do Astrônomo (2 de dezembro), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) promove, às 16h00, a mesa-redonda “O que faz um astrônomo?”. O evento tem entrada gratuita e aberto ao público.
Participam do debate astrônomos que atuam em diferentes áreas: pesquisa acadêmica, indústria e na divulgação da ciência. Entre os temas a serem discutidos estão a divulgação e a pesquisa em astronomia, a pesquisa em astronomia aplicada e o profissional de astronomia na indústria.
A celebração do dia do astrônomo se estenderá até 21h00, com a comemoração do terceiro ano de exposição do Meteorito Santa Luzia de Goiás no campus do Mast e com o Programa de Observação do Céu, que dá a oportunidade ao público de ter um contato maior com a astronomia, por meio da exibição de vídeos, apresentações multimídia e a observação do céu noturno por meio da luneta centenária de 21 cm e de telescópios modernos.
Às 18h30, Costantino Sigismondi, pesquisador visitante do Observatório Nacional (ON) e do Centro Brasileiro de Pesquisa Física do Rio de Janeiro (CBPF) faz a palestra “A estrela nova do Centauro 2013: uma explosão estelar visível a olho nu nestes dias”.
Capacitação
O Inpa inicia na segunda-feira (9) o primeiro 'Curso de férias: produção de mudas, plantios e cuidados' no município de Manaquiri (AM).
A proposta é oferecer a estudantes de ensino médio da rede pública a oportunidade de experimentar áreas do conhecimento profissional que poderão ser desenvolvidas na região.
Elaborado por pesquisadores e técnicos do laboratório de Inventário Florístico e Botânica Econômica da Coordenação de Biodiversidade do Inpa, o curso tem o objetivo de aperfeiçoar e capacitar estudantes do ensino médio da rede pública municipal e estadual e produtores rurais de Manaquiri.
CBers-3
Está previsto para 1h26 (no horário de Brasília; 11h26 em Pequim) desta segunda-feira (9), o lançamento do CBers-3 a partir do Taiyuan Satellite Launch Center, na China.
No Brasil, a entrada em órbita do satélite será acompanhada pelos técnicos do Centro de Controle e Rastreio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), em São José dos Campos (SP).
O satélite é o quarto desenvolvido pelo Programa CBers (sigla para China-Brazil Earth Resources Satellite; em português, Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), parceria com a China que garantiu a ambos os países o domínio da tecnologia do sensoriamento remoto para observação da Terra.
No Brasil, o programa é desenvolvido pelo Inpe. Na China, pela Chinese Academy of Space Technology (CAST).
Tecnologia Assistiva
Até segunda-feira (9), o público poderá conferir, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília (DF), a exposição “Acesso para Todos”.
A mostra é organizada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCTI (Secis) e apresenta produtos e projetos de tecnologia assistiva desenvolvidos ou certificados pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT), pela Universidade Federal do ABC (Ufabc), pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e pelo Ministério da Educação (MEC).
Entre as novidades apresentadas, estão cadeiras de rodas de última geração, equipamentos para desportistas paraolímpicos, roupas especiais, mural eletrônico, catálogo virtual e peças qualificadas pelo CTI para uso de pessoas com deficiência na rede de ensino (como máquinas de escrever, mouses adaptados e material pedagógico), além de painéis que relatam as iniciativas desenvolvidas na área desde 2005.
A exposição fica aberta das 9h00 às 18h00, e no domingo (8), da 9h00 às 14h00.
Física
O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI) apresenta, na quinta-feira (10), às 16h00, a palestra do pesquisador Kepler Oliveira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que abordará o tema “Estrelas anãs brancas: ferramentas para estudar física e o Universo”.
As estrelas anãs brancas são o estágio final da evolução da maioria das estrelas e do Sol. Com o estudo de sua sismologia é possível estudar física de altas densidades e temperaturas e até mesmo medir a idade do Universo.
Kepler S. Oliveira é doutor em Astronomia pela University of Texas (EUA). Atualmente é professor associado no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
A programação do Ciclo de Colóquios do CBPF, que fica no Rio de Janeiro, é semanal, aberta e franqueada ao público.
Rochas ornamentais
O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem/MCTI) promove na segunda (9) e na terça-feira (10), o 1º Seminário de Tecnologias de Rochas Ornamentais do Cetem-ES, no campus de Cachoeiro do Itapemirim do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
A programação inclui palestras sobre os seguintes temas: insumos ecoeficientes, inventário do ciclo de vida de rochas ornamentais, impactos socioambientais provocados pela atividade extrativa de rochas ornamentais no Espírito Santo, tecnologias de beneficiamento, aplicação de resíduos de rochas ornamentais em produtos inovadores, entre outros.
Entre quarta (11) e sexta-feira (13), será realizado o Seminário Interno de Engenharia de Minas do Instituto Federal do Espírito Santo, no mesmo local, no qual alunos do Ifes apresentarão cinco trabalhos.
Hora legal
O Museu de Astronomia e Ciências Afins realiza na quarta-feira (11), a partir das 10h00, a mesa-redonda “Preservação, história e memória da Hora Legal Brasileira (1913-2013)”, no auditório do prédio anexo.
Às 16h00, ocorrerá a cerimônia de doação ao Mast da Pêndula Mestra “Shortt” e, em seguida, os participantes farão uma visita guiada pelo campus Mast/ON.
O evento terá entrada gratuita e será transmitido ao vivo pelo site www.mast.br.
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
07/12/2013 13:27
Artigos Relacionados
Confira a agenda científica até dia 7 de dezembro
Confira a agenda científica de 30 de dezembro a 5 de janeiro
Confira a agenda científica de 15 a 21 de março
Confira a agenda científica de 9 a 15 de março
Confira agenda científica de 3 a 10 de março
Confira a agenda científica de 9 a 14 de fevereiro