Confira a agenda científica de 15 a 21 de março
O Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) realiza na manhã deste sábado (15), no município de Soledade (PB), um dia de campo com distribuição de raquetes da palma forrageira resistentes à praga da cochonilha-do-carmim. Serão distribuídas mais de 78 mil raquetes oriundas do campo experimental de pesquisa localizado naquele município.
Na ocasião também serão distribuídas mais de 34 mil raquetes colhidas em um projeto implantado pela Secretaria de Agricultura do município, antes da implantação do projeto do Insa. Este é o segundo dia de campo realizado em 2014. Saiba mais.
Astronomia
Ainda neste sábado (15), o Planetário de Brasília completa 40 anos de fundação. Para comemorar a data, a instituição elaborou uma programação especial que vai durar uma semana. O público terá acesso a novas sessões na cúpula de projeção, palestras, cursos e uma exposição inédita sobre astronomia.
Na cúpula serão exibidas sessões comentadas especiais com o equipamento de projeção original do planetário, o SpaceMaster. Também entra em cartaz um novo filme para exibição com o projetor Power Dome 8. As apresentações serão apenas nos sábados e domingos da semana comemorativa.
No domingo (16) e no dia 22, a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI) promoverá oficinas gratuitas para as crianças e adultos. O objetivo é despertar o interesse sobre a astronomia e a pesquisa espacial. O acesso será por senha seguindo a ordem de chegada.
Durante toda a semana comemorativa o público terá acesso a uma nova exposição com material do Observatório Europeu do Sul (ESO). Ao longo dos dias de programação, serão disponibilizadas palestras gratuitas sobre diferentes aspectos da astronomia para o público aberto. Caso as condições de tempo estejam favoráveis com o céu aberto, o Clube de Astronomia de Brasília promoverá sessões de observação noturna neste sábado (15) e no dia 22, a partir das 19h. Confira a programação.
Popularização
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) levará atividades científicas a quatro praias de Niterói (RJ). A ideia é proporcionar aos banhistas a oportunidade de conhecer a ciência de forma descontraída e interativa. A iniciativa faz parte da sexta edição do Museu vai à Praia.
O projeto será promovido em uma praia diferente a cada fim de semana. Neste sábado (15) e no domingo (16), o projeto desembarca na praia de Icaraí. Quem estiver no local poderá observar o Sol, de forma segura, por meio de filtros, de projetores ou de telescópios. Enquanto se divertem com as famílias e amigos, as pessoas poderão compreender como as ondas do mar são formadas e por que elas quebram ao chegar perto da areia. Todas as atividades são gratuitas.
Participam também do Museu vai à Praia o Observatório Nacional (ON/MCTI), as universidades federais Fluminense (UFF) e do Rio de janeiro (UFRJ), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e o Espaço Ciência. Saiba mais.
Fronteiras da ciência
Pesquisadores do Brasil e dos EUA se encontram no Rio de Janeiro, de domingo (16) a quarta-feira (19), para participar do simpósio Fronteiras de Ciência e Engenharia. Os debates abrangem temas como bioengenharia e saúde pública, biocombustíveis, nanomateriais e cidades sustentáveis.
O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Alvaro Prata, é o coordenador brasileiro do evento. Do lado norte-americano, o papel cabe à diretora da Faculdade de Engenharia da Universidade de Toronto, Cristina Amon. A abertura está marcada para as 19h de domingo. O simpósio propriamente dito ocorre a partir de segunda-feira (17), com palestrantes das duas nações.
Leia mais.
Recursos hídricos
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) realiza, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na quinta-feira (20) e na sexta (21), um evento para destacar a importância da água na manutenção da vida.
Serão realizadas palestras, mesas-redondas e visitas técnicas de caráter educativo. O público-alvo são professores, agricultores, experimentadores, técnicos, estudantes, pesquisadores e representantes de organizações não governamentais (ONGs).
Entre os temas abordados estão: relato de experiências de agricultores experimentadores; ações de pesquisa do Insa na área de recursos hídricos; e o programa de despoluição de bacias hidrográficas da Agência Nacional de Águas (ANA).
As atividades do último dia serão voltadas a alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas. Acesse a programação.
Astronomia
Escolas que ainda não se inscreveram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) têm até o domingo (16) para efetuar as inscrições e participar da 17ª edição do evento. Neste ano, os estudantes que obtiverem as melhores classificações irão integrar as equipes para representar o Brasil nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2015. Os participantes também concorrem também a vagas nas jornadas espaciais e no Space Camp.
Podem participar da OBA estudantes que estejam em qualquer ano do ensino fundamental ou médio de escolas públicas e particulares. As provas ocorrem no domingo, em fase única a ser realizada nas próprias escolas.
A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI).
Foguetes
Também no domingo termina o período de inscrições para a 8ª Mostra Brasileira de Foguetes. O evento, promovido pela OBA, avalia a capacidade dos estudantes de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa PET, de tubo de papel ou de canudo de refrigerante.
Voltada para alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e particulares de todas as regiões do País, a iniciativa acontece dentro da própria escola e possui quatro níveis.
Os estudantes do ensino médio que conseguirem os melhores lançamentos serão convidados para jornadas científicas. Para participar, é preciso se cadastrar primeiramente na OBA pelo site. Contato: [email protected].
Microgravidade
A Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI) recebe até segunda propostas de experimentos em ambientes de microgravidade no âmbito do 4º Anúncio de Oportunidades (AO) do Programa de Microgravidade.
O anúncio prevê a realização de três lançamentos do Veículo de Sondagem Brasileiro (VSB-30) com experimentos selecionados entre 2014 e 2016. Após o voo, deve ser enviado pelo proponente à AEB um relatório detalhado do evento, descrevendo seus objetivos científicos e tecnológicos; o funcionamento do experimento antes e durante o voo; sua performance; a análise dos resultados e conclusões.
Os resultados do experimento poderão ser divulgados pela AEB de forma aberta à comunidade científica, identificando sempre os autores e as organizações envolvidas na sua realização. Mais informações sobre o envio das propostas neste link.
Geofísica espacial
Em preparação para a Magnetospheric Multiscale Mission (MMS), iniciativa da agência espacial norte-americana (Nasa) para estudar a magnetosfera da Terra, cientistas de vários países se reúnem de terça (18) a sexta (21) no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), em São José dos Campos (SP), para o Parker Workshop on Magnetic Reconnection.
A iniciativa também é uma homenagem a um dos mais conceituados astrofísicos do mundo, Eugene Parker, da Universidade de Chicago, Estados Unidos. Responsável por estabelecer novas perspectivas no estudo do vento solar e outros fenômenos espaciais, Parker é pioneiro nos estudos da física solar, da magnetosfera terrestre e da reconexão magnética, tema principal do workshop. Ele proferirá a palestra de abertura.
Participam do encontro 40 pesquisadores do exterior e 36 brasileiros, além de aproximadamente 70 estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado. O público-alvo são os alunos de pós-graduação. A programação completa e mais informações sobre estão no site do evento.
Movimento humano
A Divisão de Mostradores da Informação (DMI) do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI/MCTI), receberá nos dias 19, 20 e 21 a segunda edição do Simpósio de Análise de Movimento Humano. É uma parceria com a Fundação de Apoio à Capacitação em TI (FacTI).
O evento promoverá palestras de grupos de pesquisa das áreas de biomecânica e cinemática, além de diversas oficinas práticas abordando captura de movimentos e coleta de sinais eletromiográficos, bem como a utilização dos softwares de análise dos dados gerados.
A realização é das empresas Vicon e Noraxon, representadas no Brasil pela Apamed. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por e-mail [email protected].
Geofísica
Encerra-se na quinta o prazo de entrega de documentos para os interessados em participar do programa de Pós-Graduação em Geofísica do Observatório Nacional (ON/MCTI). A instituição oferecer uma bolsa de pós-doutorado para o Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/Capes).
Os candidatos deverão possuir o título de doutor há mais de três e menos de cinco anos, bem como possuir perfil acadêmico com regularidade comprovada e alta qualidade em contribuições científicas. A bolsa terá duração de 52 meses, sujeita a uma avaliação ao final de 24 meses para confirmação do período total.
O valor da bolsa é de R$ 4.100 mensais, com verba adicional de custeio.
Os interessados deverão entregar os documentos necessários à Comissão de Pós-Graduação em Geofísica por e-mail até quinta (20), às 12h. Outras informações nesta página.
TIC
O Rio de Janeiro sediará, nos dias 19 e 20 de março, a conferência internacional Propriedade Intelectual (PI) e Inovação na Indústria da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O evento discutirá os avanços em pesquisa, desenvolvimento e inovação, bem como as práticas e os desafios para o setor.
O encontro está com as inscrições abertas. Participarão empresários, gestores públicos, pesquisadores, juristas, parlamentares e técnicos do Brasil e do exterior.
A intensificação das atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) nas economias emergentes, em especial no Brasil, e a gestão de PI em plataformas de inovação aberta estão entre os tópicos a serem discutidos pelos palestrantes.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelos telefones 0800 023-1231 e (21) 4002-0231 ou por e-mail. Informações adicionais podem ser obtidas pelo número (61) 2033-7560. Aqui, a programação.
Carta
O Canal Ciência, site de informações, cultura e entretenimento do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI), recebe até segunda (17) as inscrições de jovens brasileiros para o 43º Concurso Internacional de Redação de Cartas. O evento é realizado pela União Postal Universal (UPU) e terá como tema, neste ano, “Educação básica de qualidade para todos”.
No Brasil, o concurso é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A participação se dá por meio das escolas (redes pública e privada), que selecionam, entre as redações de seus alunos, as duas melhores cartas para representá-las. Na fase estadual são premiadas as três melhores redações de cada estado e na fase nacional é escolhida uma carta para representar o Brasil na fase internacional.
Podem participar estudantes com até 15 anos. Mais informações no site do concurso.
Workshop
Terminam na quinta as inscrições para o Primeiro Workshop de Interação entre Instituições Científicas e Tecnológicas & Empresas do Estado do Amazonas. O evento do Programa de Pós-Graduação da Rede Bionorte (PPG-Bionorte) será realizado no dia 28, em Manaus.
O encontro tem por objetivo estreitar o relacionamento entre as ICTs e o setor empresarial, com vistas à elaboração de projetos de PD&I para estimular a geração de bioprodutos e bionegócios.
O workshop é uma promoção da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeam) e secretariado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Os interessados podem se inscrever por meio da página do evento.
Pesca
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá encerra na quinta (20) as inscrições abertas para o curso Gestão Compartilhada dos Recursos Pesqueiros com foco no Manejo Participativo de Pirarucu (Arapaima gigas).
O objetivo desta quinta edição é incentivar a multiplicação das ações do manejo participativo de pesca em outras regiões. Os interessados poderão efetivar seu interesse, enviando um e-mail.
O curso ocorrerá no período de 14 a 24 de abril, em Tefé (AM). A iniciativa é voltada para profissionais que atuem direta ou indiretamente na implementação de sistemas de manejo de pesca, em áreas protegidas da Amazônia. A prioridade será dada aos candidatos de organizações governamentais e não governamentais, que pretendem implementar ou já estejam assessorando sistemas de manejo participativo de pirarucu.
Matemática
O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) encerra, na sexta (21), a inscrição para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2014. Neste ano o evento chega à décima edição e serão selecionados 6.500 medalhistas (500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze), além de 46.200 indicados a menções honrosas.
Professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos também receberam prêmios. Todas as escolas públicas do país – municipais, estaduais e federais – com estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e médio poderão inscrever seus alunos pelo portal da Obmep.
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
15/03/2014 11:49
Artigos Relacionados
Confira a agenda científica de 9 a 15 de março
Confira agenda científica de 3 a 10 de março
Confira a agenda científica de 9 a 14 de fevereiro
Confira a agenda científica de 1º a 7 de fevereiro
Confira a agenda científica de 7 a 13 de dezembro
Confira a agenda científica até dia 7 de dezembro