Confira o roteiro cultural do Diário Oficial
Começa amanhã o 39º Festival de Inverno de Campos do Jordão
Quem for curtir o mês de férias nas noites frias da região serrana, poderá apreciar a boa música clássica ligada à literatura. Começa no sábado, 5, com direção artística do maestro Roberto Minczuk, o 39º Festival de Inverno de Campos do Jordão, o qual forma músicos e revela novos talentos. Até o dia 27 haverá 50 espetáculos musicais, 24 dos quais gratuitos, em seis espaços: Auditório Cláudio Santoro, Praça do Capivari, Capela do Palácio Boa Vista, Igreja Santa Terezinha, Igreja São Benedito e Igreja Nossa Senhora da Saúde, no bairro do Jaguaribe.
A festa recebe artistas renomados para trabalhos com os 164 bolsistas, que formarão a Orquestra Acadêmica para o concerto de encerramento, sob a regência do maestro convidado Kurt Masur. Entre os convidados, o pianista Nelson Freire; o violoncelista Antônio Meneses; o violinista Glenn Dicterow; o especialista em técnicas de gravação Jakob Handel; o clarinetista Michael Collins; e a soprano Rosana Lamosa.
Confira programação da semana
Sábado, 5, 21 horas – Auditório Cláudio Santoro
Abertura oficial com apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) regida por dois maestros: O chileno Victor Hugo Toro regerá a primeira obra Desenredo,de João Guilherme Ripper, que contará com a participação do Coro da Osesp e dos cantores Anderson Luiz de Sousa, tenor, e João Vitor Ladeira, barítono. Já o maestro John Neschling regerá as obras Choro para clarineta e orquestra, de Camargo Guarnieri, com solos de Sérgio Burgani, e Sinfonia Manfred, de Piotr Tchaikovsky (inspirado no poema Manfred, opus 58, do inglês George Gordon Noel Byron).
Domingo, 6, 12h30 – Praça do Capivari
A Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, sob a batuta do maestro Luís Gustavo Petri,trazRosana Lamosa,soprano;Fernando Portari,tenor;eSebastião Teixeira,barítono, nos Excertos da ópera La traviata, de Giuseppe Verdi (inspirado no romance A dama das camélias, de Alexandre Dumas Filho).
Domingo, 6, 15h30 – Igreja Santa Terezinha
Camerata Fukuda, com os violinistas Elisa Fukuda, Rodolfo Lota, Juan Rossi,Amanda Martins, e o violoncelista Joel de Souza na execução das obras de Antonio Vivaldi, Concerto em dó maior RV 180 O prazer para violino, cordas e contínuo e Concerto em fá maior F. I 34 para três violinos, cordas e contínuo; de Joseph Haydn, Concerto nº 2 em ré maior para violoncelo e orquestra; de Samuel Barber, Adágio para cordas; de Benjamin Britten, Simple symphony.
Domingo, 6, 16 horas – Praça do Capivari
A maestrina Mônica Giardini dirige a Banda Sinfônica Jovem nas composições de Wodfender Gallimaufry Cesarini, Tom Sawyer Suite (cinco cenas de Mark Twain); Alfred Reed, Othello; Jan Van Der Roost, Spartacus.
Segunda-feira, 7, 21 horas – Auditório Cláudio Santoro
A Orquestra Sinfônica Heliópolis, sob a regência de Roberto Tibiriçá, e solo do violinista Daniel Guedes, traz no programa, de Antônio Carlos Gomes, Abertura da ópera O guarani; de Piotr Tchaikovsky, Concerto para violino e orquestra em ré maior, opus 35 e Sinfonia nº 5.
Terça-feira, 8, 17 horas – Igreja São Benedito
Música de câmara, com artistas do Festival
Quarta-feira, 9, 21 horas – Auditório Cláudio Santoro
A Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sob a direção artística do maestro Roberto Minczuk, direção cênica de Carla Camurati, solistas Gun-Brit Barkmin, soprano; tenores Atalla Ayan e Ricardo Tuttmann; Homero Velho, barítono; Stephen Bronk, baixo; os bailarinos Ana Botafogo, Pedro Cassiano e Douglas Ravadielli apresentam o balé cantado em nove cenas, Os sete pecados capitais, de Kurt Weill e Bertolt Brecht.
Quinta-feira, 10, 16 horas – Praça do Capivari
O maestro John Boudler comanda a percussão do Grupo Piap, na execução das peças de David Mcbride, Quiet; de Akira Nishimura, Tala; de Ângelo Bellisario, Parémbèl; de Christopher Swift, Percussion quartet nº 1; de Henry Cowell, Pulse; de Ivan Chiarelli Monteiro, A maldição de Alzioth; de Elliott Carter, Canaries; de David Gillingham, Stained glass
Quinta-feira, 10, 21 horas – Auditório Cláudio Santoro
Os solistas Glenn Dicterow,violino, e Richard Bishop,piano, trazem no programa obras de Wolfgang Amadeus Mozart, Sonata para violino e piano em si bemol maior, K. 454; de Claude Debussy, Sonata para violino e piano; de Erich Wolfgang Korngold, Quatro peças de muito barulho por nada, opus II; de Johannes Brahms, Sonata nº 3 para violino e piano em ré menor, opus 108.
Sexta-feira, 11, 18 horas – Capela do Palácio Boa Vista
A soprano Rosana Lamosa, o violoncelista Antônio Meneses e o pianista Fany Solter exibem composições de Andre Previn, Vocalise para soprano, violoncelo e piano; de Marco Padilha, Três canções para soprano e violoncelo; de Cirlei de Hollanda, As sem-razões do amor para voz e violoncelo; de Dmitri Shostakovich, Sete romanzas, sobre texto de Alexander Aleksandrovich Blok.
Sexta-feira, 11, 21 horas – Auditório Cláudio Santoro
Apresentação da Orquestra Jazz Sinfônica, sob a regência de João Mauricio Galindo. Mônica Salmaso interpreta músicas de Vinícius de Moraes
Endereços de exibição
Auditório Cláudio Santoro – Avenida Doutor Luís Arrobas Martins, 1.880 – Alto da Boa Vista – Telefone (12) 3662-2334
Concha Acústica da Praça do Capivari
Capela do Palácio Boa Vista – Avenida Doutor Adhemar de Barros, 3.001 – Alto da Boa Vista – Telefone (12) 3662-1122
Igreja Santa Terezinha – Rua Thadeu Rangel Pestana, 662 – Abernéssia – Telefone (12) 3662-1740
Igreja São Benedito – Avenida Macedo Soares, s/nº, Capivari – Telefone (12) 3663-1340
Igreja Nossa Senhora da Saúde – Praça Nossa Senhora da Saúde, s/nº – Vila Jaguaribe – Telefone (12) 3662-2919
Ingressos à venda
Os ingressos para o Festival Internacional de Inverno estão à venda pelo site www.ingressorapido.com.br, na sala São Paulo, das 10 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e pelo telefone (11) 2163-2000,com valores entre R$ 10 e R$ 80, na Capela do Palácio Boa Vista e Auditório Cláudio Santoro. A partir de hoje (4) também poderão ser adquiridos no Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão.
CINEMA
Mostra Luis Buñuel
Esse obscuro objeto do desejo. (França/Espanha, 1977). Homem rico tenta de todas as formas conquistar bela jovem de 18 anos, que trabalha como arrumadeira.
Segunda-feira, 7, às 12, 14 e 16 horas
A bela da tarde. Frustrada por não conseguir se satisfazer com o marido, jovem, bela e rica procura realizar suas fantasias em bordel e passa a levar vida dupla.
Terça-feira, 8,às12, 14 e 16 horas
O fantasma da liberdade. (França/Itália, 1974). Crítica aos padrões da sociedade por meio de uma série de situações surreais, como o homem que mostra fotos pornográficas para duas crianças; o atirador que mata as pessoas do topo de um prédio; a falta de educação à mesa; os monges e sua sexualidade; e assim por diante.
Quarta-feira, 9, às 12, 14 e 16 horas
Viridiana. (Espanha/México, 1974). Pouco antes de ser ordenada freira, moça faz visita a solitário tio, que está à beira da morte. O homem, pervertido e obcecado por sua belez a, tenta seduzi-la de todas as formas, antes de morrer, repentinamente. Com o falecimento, ela desiste de ser freira e passa a morar na casa deixada por ele.
Quinta-feira, 10, às 12, 14 e 16 horas
Os esquecidos. (México, 1950). Durante os anos 50 na Cidade do México, adolescente foge do reformatório e volta a viver na rua uma vida de miséria. Ao lado de outros garotos, passa a cometer pequenos assaltos até se envolver em um assassinato.
Sexta-feira, 11, às 12, 14 e 16 horas
Espaço Cultural Casa do Lago – Unicamp
Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários
Rua Érico Veríssimo, s/nº – Cidade Universitária – Campinas
Telefone (19) 3521-7017
Entrada franca
3º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo
A terceira edição do festival exibe 121 filmes. Neste ano, o homenageado é o cineasta Fernando Solanas, um dos mais importantes nomes do cinema argentino. Serão exibidos alguns de seus filmes clássicos: Argentina latente, Os filhos de Fierro, A hora dos fornos, SurTangos, o exílio de Gardel, entre outros. O evento também celebra os 40 anos do clássico Memórias do subdesenvolvimento, do cineasta cubano Tomás Gutierrez Alea.
Endereços de exibição
Cinusp Paulo Emílio
Rua do Anfiteatro, 181 – Colméia Favo 4 – Cidade Universitária – São Paulo – Telefone (11) 3091-3540
Memorial da América Latina
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo – Telefone (11) 3823-4600
Cinesesc
Rua Augusta, 2.075 – Cerqueira César – São Paulo – Telefone (11) 3087-0500
Sala Cinemateca
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana – São Paulo – Telefone (11) 3512-6111
De 7 a 13 de julho, com sessões gratuitas em todos os espaços.
Confira a programação completa, lugares e horários de exibição no site http://www.memorial.sp.gov.br /memorial/AgendaDetalhe.do ?agendaId=1172
MÚSICA ERUDITA
Visconde de Taunay – O compositor, século 19
No feriado, recital especial no museu. No repertório para canto e piano, alguns destaques do programa são Ó Salutaris opus 61; A Elle; Berceuse; Tristezza; Berceuse opus 33; La jalouse - Scène de Bal. Participação da soprano Victória Kerbauy e da pianista Sylvia Maltese. Na segunda parte do concerto, composições para piano: Tours heureux(Nocturno no estylo de Schulhoff); Deux souvenirs(2ª valsa chopiniana) opus 4; Révélation (4ª valsa chopiniana) opus 6; O poeta e os pássaros(n° 2 dospoemetos musicais) opus 27; La coquette(Duo caracteristique)opus 42; Festa na aldeia, opus 21.
Museu Paulista
Parque da Independência, s/nº – Ipiranga – São Paulo
Telefone (11) 6165-8000
Quarta-feira, 9, 16 horas
Entrada franca
ÓPERA
Moscou Tcheryomushki
O Núcleo Universitário de Ópera e Orquestra Filarmonia apresenta, sob direção e regência do maestro Paulo Maron, a primeira montagem brasileira da opereta do russo Dmitri Shostakovich e libreto de Vladmir Mass e Mikhail Chervinsky. A comédia musical em três atos satiriza o sistema burocrático de distribuição de moradias nos anos 1950, nos bairros da periferia de Moscou, quando o ditador Josef Stalin morre e Nikita Sergeievich Khrushchev chega ao poder. A montagem é do Núcleo Universitário de Ópera e Orquestra Filarmonia. A direção cênica e musical é do maestro Paulo Maron.
Theatro São Pedro
Rua Barra Funda, 171 – Barra Funda – São Paulo
Telefone (11) 3667-0499
Sexta-feira, 4, e sábado, 5, 20h30; domingo, 6, 17 horas
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
MÚSICA POPULAR
Roberto Corrêa
O violeiro, compositor e pesquisador, que se exibiu em diversas regiões brasileiras e em 29 países, faz recital solo de viola caipira e viola de cocho. Com composições próprias e arranjos originais de clássicos da cidade e do sertão, apresenta Araponga isprivitada (Roberto Corrêa); Saudades de Matão (Jorge Galante, Raul Torres, Antenogenes Silva); Lambança qu’imbalança (Roberto Corrêa); Peleja de siriema com cobra (Roberto Corrêa); Brejeiro (Ernesto Nazareth); Queluzindo (Roberto Corrêa); Baião do pé rachado (Roberto Corrêa); Odeon (Ernesto Nazareth); Antiqüera (Roberto Corrêa); Urubu-rei (Roberto Corrêa); Canção do repente (Roberto Corrêa); Asa branca (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira); Mazurca pantaneira (Roberto Corrêa); Trenzinho caipira (Heitor Villa-Lobos).
Museu da Casa Brasileira
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano – São Paulo
Telefone (11) 3032-3727
Domingo, 6, 11 horas
Entrada franca
DANÇA
Festival de danças folclóricas húngaras
Em sua nova edição, o encontro, realizado a cada dois anos, reunirá oito grupos de dança típica da América do Sul. Cerca de 150 bailarinos (argentinos, brasileiros, uruguaios e venezuelanos) participarão do evento, que terá como destaque um grupo húngaro.
Theatro São Pedro
Rua Barra Funda, 171 – Barra Funda – São Paulo
Telefone (11) 3667-0499
Sábado, 19, às 20 horas, e domingo, 20, às 19 horas
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)
TEATRO INFANTIL
Projeto Férias no Teatro
Brincadeira de quintal
Margarida e Joaquim passam a tarde brincando no quintal: viagens fantásticas, túneis de dar medo, histórias de lugares distantes, entre outras peripécias. Ao final do dia percebem que, apesar dos conflitos surgidos com a convivência, existem coisas que fazem tudo valer a pena.
Quartas e quintas-feiras, 16 horas
Até o dia 31
Encantos do outro lado do mundo – De onde o sol se esconde
A Companhia Provisório Definitivo apresenta contos e histórias infantis do Japão. O grupo mostra os sentimentos, crenças e valores vindos da Terra do Sol Nascente.
Sábados e domingos, 16 horas
Até o dia 27
Teatro Sérgio Cardoso
Sala Paschoal Carlos Magno
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – São Paulo
Telefone (11) 3288-0136
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
MÚSICA INFANTIL
Pedrinho Luz
Durante o carnaval, três marionetes se envolvem em um triângulo amoroso: o Mago, representado pelo desajeitado Pedrinho, e o altivo Mouro disputam o amor da bailarina Rita. Ao som de ritmos como o samba, o pop, o maxixe e o hip-hop, o enredo é contado por um elenco formado por 42 jovens do Programa Fábricas de Cultura.
Theatro São Pedro
Rua Barra Funda, 171 – Barra Funda – São Paulo
Telefone (11) 3667-0499
Terça, 8, 16 horas, e quarta-feira, 9, 18 horas
Entrada franca
EXPOSIÇÃO
Bom gosto é fascismo
Cola, tesoura e restos de papel são utilizados pelo artista plástico Kauê Garcia em colagens inspiradas na estética do punk rock.
Espaço Cultural Casa do Lago
Rua Érico Veríssimo, s/nº – Cidade Universitária Zeferino Vaz – Campin as
Telefone (19) 3521-7017
Entrada franca
Até o dia 11
Expansão múltipla
O artista plástico pernambucano José Patrício utiliza 3 mil conjuntos de dominós, com 84 mil peças. A montagem faz parte do Projeto Octógono Arte Contemporânea, atividade iniciada no museu, em 2003, com o objetivo de incentivar o debate sobre a produção contemporânea nas artes visuais.
Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 2 – Luz – São Paulo
Telefone (11) 3324-1000
Terça-feira a domingo e feriados, das 10 às 18 horas
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada). Grátis aos sábados
Até o dia 13
((Destaque))
Revelando São Paulo Vale do Paraíba
A sétima edição do Festival da Tradicional Cultura Paulista terá participação de 74 municípios da região do Vale do Paraíba. Serão montados 50 estandes de culinária caipira e 54 espaços para artesanato. Mais de 500 mil pessoas são aguardadas no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, em São José dos Campos. Vasta programação promete animar os quatro dias de festa, com apresentações de violeiros e seresteiros, de uma orquestra de viola, de bandas e fanfarras, de tambores, de dança (jongo, moçambique, catira, congo, quadrilhas e trança-fitas), desfile de bonecões e corrida de cavalhada. Também serão contempladas as manifestações religiosas com a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, cortejos e encontros de romeiros, festas do Divino, de São Gonçalo e Folia-de-Reis. Neste ano, o destaque será para o 1º Encontro de carros de bois e carreiros e noite cigana, com fogueira, música e dança típicas. A programação completa está no sitewww.abacai.org.br.
Parque da Cidade Roberto Burle Marx
Avenida Olivo Gomes, s/nº – Santana – São José dos Campos
Telefone (12) 3921-9382
Entrada franca
De 9 a 13 de julho, das 9 às 22 horas
1968: Do sonho ao pesadelo
Fotos das agitações de 1968, período em que os estudantes se revoltaram contra o fim das liberdades democráticas no Brasil, registradas pelos fotógrafos dos jornais O Estado de S.Paulo e Jornal da Tarde.
Biblioteca do Memorial da América Latina
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo
Telefone (11) 3823-4600
De segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas
Entrada franca
Até o dia 8
Beleza milenar
A exposição Cerâmica artística integra as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. São 43 peças de artistas japoneses e nipo-brasileiros, entre eles Shoko Suzuki. O ceramista é conhecido como pioneiro da queima em forno Noborigama (nobori significa rampa e gama, forno). É construído em terrenos inclinados e a queima das peças é feita em altas temperaturas.
Palácio Boa Vista
Avenida Adhemar de Barros, 3.001 – Campos do Jordão
Telefone (12) 3662-1122
Quarta-feira a domingo e feriados, das 10 às 12 horas e das 14 às 17 horas
Ingressos: R$ 5 e R$ 2,50 (meia-entrada)
Abertura: 9 de julho
Até 31 de agosto
07/04/2008
Artigos Relacionados
Confira o roteiro cultural do Diário Oficial
Confira o roteiro cultural do Diário Oficial
Confira o roteiro Cultural do Diário Oficial
Confira o roteiro Cultural do Diário Oficial
Confira o roteiro cultural do Diário Oficial
Confira o roteiro cultural do Diário Oficial