Congressista pede apoio para acordo de livre trânsito de pessoas entre Brasil e Peru



Em audiência com o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Eduardo Suplicy (PT-SP), nesta quarta-feira (27), o congressista peruano Jesús Alvarado, secretário-geral do partido Peru Posible e ex-ministro do Trabalho, pediu o apoio do senador para a aprovação do acordo entre os governos do Peru e do Brasil sobre a facilitação para o ingresso e trânsito de seus nacionais em seus territórios, celebrado em Lima no dia 10 de fevereiro último. Suplicy se declarou "muito favorável" ao livre trânsito de todos os cidadãos da América Latina e disse a Alvarado que podia contar com a sua colaboração.

O congressista peruano defendeu, no encontro, a necessidade de a Liga Parlamentar Brasil-Peru ser reativada. O presidente da CRE manifestou sua disposição de colaborar para que o grupo volte a funcionar, comprometendo-se a verificar quem são os integrantes da Liga a fim de procurá-los e tratar do assunto.

O terceiro tema do encontro foi a intenção do Peru de obter a cooperação do Brasil na área de produção de biodiesel. Segundo Alvarado, a idéia é a de que os brasileiros proporcionem aos peruanos a experiência, as normas legais, a questão tributária e a tecnologia relacionadas ao biodiesel.

Suplicy disse ao congressista peruano acreditar que o governo brasileiro tem grande interesse em estimular o intercâmbio entre os dois países. O senador aproveitou para colocar-se à disposição para ir ao Peru falar sobre o programa de renda mínima e entregou ao congressista peruano um exemplar de seu livro Renda de Cidadania - a saída é pela porta.

Alvarado estava acompanhado de Arturo Jarama, ministro conselheiro da embaixada do Peru no Brasil.



27/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado acordo de segurança para fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru

SENADO APROVA ACORDO ENTRE BRASIL E PERU

Senado aprova acordo de assistência jurídica entre o Brasil e Peru

Suassuna pede a Sarney apoio para acordo Brasil/Ucrânia

Suplicy saúda acordo que permite livre trânsito no Mercosul

Acordo que facilita circulação de pessoas entre Brasil e Portugal está na CRE