Congresso celebra Dia Internacional pela Não Violência contra a Mulher



Em sessão solene, o Congresso Nacional comemorou, nesta terça-feira (25), o Dia Internacional pela não Violência contra a Mulher. Da sessão, organizada pela bancada feminina do Congresso Nacional, participaram a ministra de Multiculturalismo e Situação da Mulher do Canadá, Jean Augustine, as atrizes Vera Holt e Vanessa Gerbelli, representando Manoel Carlos, autor da novela Mulheres Apaixonadas, da TV Globo, além de representantes do corpo diplomático, da Polícia Civil e de organizações em defesa da mulher.

O 2º vice-presidente do Senado, Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO), que abriu a sessão, registrou que o dia 25 de novembro, designado em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional pela não Violência contra a Mulher, foi definido em homenagem às irmãs Patria, Minerva e Maria Teresa Mirabal, presas, torturadas e mortas em 1960 a mando do ditador Rafael Trujillo, da República Dominicana.

Na abertura da sessão, o Coral do Senado cantou o Hino Nacional e a música Eu sei que vou te amar , de Vinicius de Moraes e Tom Jobim. O poema As sem razões do amor , de Carlos Drummond de Andrade, foi recitado pela servidora e integrante do coral Eliane Manhães.

Durante a sessão, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) entregou flores à ministra canadense; o senador Eduardo Siqueira Campos, à atriz Vera Holtz; a senadora Patrícia Saboya (PPS-CE), à delegada da Polícia Civil do Distrito Federal Vera Lúcia; e a senadora Ideli Salvatti (PT-SC), à atriz Vanessa Gerbelli. Representando todas as senadoras, Heloísa Helena (PT-AL) recebeu flores do senador Eduardo Siqueira Campos.

A deputada Iara Bernardi (PT-SP), que presidiu parte da sessão, anunciou a -Campanha 16 dias de Ativismo contra a Violência de Gênero-, que acontece de 25 de novembro a 10 de dezembro deste ano, simultaneamente em 127 países. A campanha é promovida, no Brasil, pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher, pela Agende Ações em Gênero, Cidadania e Desenvolvimento, pelo Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher e pela bancada feminina no Congresso Nacional.

Discursaram na sessão as senadoras Serys Slhessarenko (PT-MT), Patricia Saboya (PPS-CE), Ideli Salvatti (PT-SC), Ana Júlia Carepa (PT-PA) e Fátima Cleide (PT-RO) e os senadores Augusto Botelho (PDT-RR) e João Capiberibe (PSB-AC), além das deputadas Laura Carneiro (PFL-RJ), Iara Bernardi (PT-SP), Perpétua Almeida (PC do B-AC), Sandra Rosado (PMDB-RN), Suely Campos (PP-RR), Janete Capiberibe (PSB-AP), Maria do Rosário (PT-RS), Maria Helena (PPS-RR) e Clair Martins (PT-PR). A sessão foi encerrada pela deputada Janete Capiberibe.




25/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso celebra Dia Internacional para Eliminação da Violência contra a Mulher

Em sessão solene, Congresso celebra dia internacional para combater violência contra a mulher

Congresso comemora Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher

Fátima Cleide lembra Dia Internacional pela não Violência contra a Mulher

Congresso faz sessão pelo Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra a Mulher

Emilia Fernandes comemora Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher