Congresso celebra dia Síndrome de Down nesta quarta
O Congresso Nacional realiza cerimônia nesta quarta-feira (21) para celebrar a instituição, pela Organização das Nações Unidas, do Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi reconhecida por resolução da ONU em dezembro do ano passado e é resultado de um esforço liderado pelo Brasil junto à Assembleia-Geral desse organismo.
Na ocasião, será aberta a consulta pública do Protocolo de Saúde para a Síndrome de Down, que estabelecerá procedimentos padronizados para o atendimento na rede de saúde. Também haverá o lançamento do portal Movimento Down, que pretende ser a referência para todos os que buscam informação, orientação e um espaço de discussão sobre a Síndrome de Down.
Haverá ainda a divulgação de ações concretas do governo direcionadas à pessoa com Síndrome de Down e homenagens a projetos bem sucedidos, realizados pelo poder público e por associações civis relacionados ao tema.
O evento será realizado no Salão Negro do Congresso Nacional, a partir das 10h, e contará com a presença do presidente do Congresso e do Senado, José Sarney, e dos responsáveis pela iniciativa, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e o deputado federal e ex-jogador de futebol Romário (PSB-RJ). Também participam a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário; o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota; o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
A data
O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela “Down Syndrome International” como o dia 21 de março, porque esta data se escreve como 21/3 (ou 3-21, em inglês), uma alusão à trissomia do cromossomo 21, responsável pela síndrome.
Do blog do Senado
21/03/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Parlamento celebra Dia Internacional da Síndrome de Down
Senado celebra Dia Internacional da Síndrome de Down
Senado celebra Dia da Síndrome de Down em sessão no Plenário
Lindbergh Farias celebra Dia Internacional da Síndrome de Down e diz que preconceito ainda é grande
CONGRESSO REÚNE-SE NESTA QUARTA-FEIRA
Hillary Clinton visita Congresso nesta quarta