Congresso celebra o Dia Internacional da Mulher



O Congresso realizará, na quarta-feira (7), às 10h, sessão solene para comemorar o Dia Internacional da Mulher e para a entrega do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz de 2007. O prêmio é concedido anualmente a mulheres que se destacam na defesa da cidadania e dos direitos humanos e políticos das mulheres brasileiras. Este ano, as agraciadas são: Ivana Farina Navarrete Pena, de Goiás; Maria Yvone Loureiro Ribeiro, de Alagoas; Moema Libera Viezzer, do Paraná; Beatriz Moreira Costa, do Rio de Janeiro e Sueli Batista dos Santos, de Mato Grosso.

Ivana Pena, promotora de Justiça, participa do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana e é diariamente confrontada em seu trabalho por aqueles que buscam manter o poder, cometendo continuamente atitudes que violam direitos, geralmente em ações de abuso. A funcionária pública e economista Maria Yvone Ribeiro tem uma trajetória de luta contra a ditadura e em prol dos direitos humanos. Perseguida durante a ditadura militar, ela teve seu marido seqüestrado, torturado e assassinado nos porões do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS). Beatriz Costa, conhecida como Mãe Beata de Iemanjá, desenvolve trabalhos relacionados à educação, à saúde, ao combate ao sexismo e ao racismo e luta pela preservação do meio ambiente.

Já Moema Viezzer é considerada uma das figuras mais importantes do país na área de educação para novas relações de gênero e proteção ao meio ambiente. Sueli dos Santos articulou a parceria da Associação de Mulheres de Negócio e Profissionais de Cuiabá, da qual é fundadora, com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, que resultou em uma parceria com o Sebrae para beneficiar mulheres com programas de incentivo ao empreendedorismo.

Essas candidatas foram escolhidas dentre outras 50. O Conselhodo Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, presidido pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), é composto ainda pelos senadores Geraldo Mesquita (PMDB-AC), Papaléo Paes (PSDB-AP), Roseana Sarney (PMDB-MA), Lúcia Vânia (PSDB-GO), Augusto Botelho (PT-RR), Sérgio Zambiasi (PTB-RS), Magno Malta (PR-ES) e Patrícia Saboya Gomes (PSB-CE).

O Dia Internacional da Mulher é comemorado oficialmente em 8 de março e foi instituído em 1975, na Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), para reverenciar o episódio trágico ocorrido nos Estados Unidos, em 1857, quando 129 operárias de uma fábrica têxtil morreram carbonizadas num incêndio no momento em que faziam greve por melhores condições de trabalho. 

Bertha Lutz

Bertha Maria Júlia Lutz nasceu em São Paulo, no dia 2 de agosto de 1894. Era filha da enfermeira inglesa Amy Fowler e do cientista e pioneiro da Medicina Tropical, Adolfo Lutz. Ela é conhecida como a maior líder na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras por ter sido responsável pela aprovação da legislação que lhes outorgou o direito de votar e serem votadas.

Em 1975 - Ano Internacional da Mulher, estabelecido pela ONU -, Bertha foi convidada pelo governo brasileiro a integrar a delegação do país no primeiro Congresso Internacional da Mulher, realizado na capital do México. Foi seu último ato público em defesa da condição feminina. Bertha faleceu no Rio de Janeiro em 16 de setembro de 1976.

Veja aqui mais informações sobre as agraciadas com o prêmio Mulher-Cidadã Bertha Lutz.



28/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso celebra Dia Internacional pela Não Violência contra a Mulher

Congresso celebra Dia Internacional para Eliminação da Violência contra a Mulher

Congresso celebra o Dia Internacional da Mulher e entrega prêmio Bertha Lutz

Em sessão solene, Congresso celebra dia internacional para combater violência contra a mulher

SP celebra Dia Internacional da Mulher com programação especial

Sessão solene celebra Dia Internacional da Mulher