Congresso comemora o Dia da Bandeira



O Senado Federal e a Câmara dos Deputados comemoraram no domingo (19) o Dia da Bandeira. Foi realizada uma cerimônia na rampa do Palácio do Congresso Nacional, com a presença do vice-presidente do Senado, Tião Viana (PT-AC). O representante da Câmara dos Deputados foi o deputado Agnelo Queiroz (PCdoB-DF).

O senador Tião Viana afirmou que cerimônias como essa reforçam o sentimento de pátria e dão maior sentido de nação aos brasileiros. A bandeira nacional, destacou Viana, é um símbolo que atravessa o tempo e demonstra a vontade do Brasil de ser um país unido.

Participaram das comemorações os Dragões da Independência, alunos do Colégio Militar, 53 alunos de escolas públicas do Distrito Federal e cerca de cem escoteiros.

Durante a cerimônia, alunos do Colégio Militar desfilaram com bandeiras históricas, que representaram o império português e o Brasil em outros períodos, desde a colônia, ao império. A atual bandeira republicana foi conduzida ao mastro por servidores da polícia do Senado. Duas bandeiras do Brasil foram erguidas nos mastros do Senado e da Câmara respectivamente por Tião Viana e Agnelo Querioz. As bandeiras, no entanto, depois de elevadas foram baixadas para meio mastro devido ao luto oficial decretado por causa do falecimento do senador Ramez Tebet (PMDB-MS), ocorrido na sexta-feira (17). No encerramento da cerimônia, a banda do Colégio Militar executou os hinos Nacional e da Bandeira.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a atual bandeira do Brasil foi instituída quatro dias depois da Proclamação da República. Por conta disso comemoramos o Dia da Bandeira em 19 de novembro.



19/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso comemora o Dia da Bandeira

Congresso Nacional comemora o Dia da Bandeira

Congresso Nacional comemora Dia da Bandeira

SENADO COMEMORA O DIA DA BANDEIRA

HASTEAMENTO COMEMORA DIA DA BANDEIRA

Congresso celebra Dia da Bandeira