Congresso de Jornalismo Ambiental é realizado em Brasília



O  Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, promovido pela Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA), está sendo realizado Brasília.  O evento segue quinta-feira (17) até sábado (19), no Centro Universitário de Brasília (Uniceub). Simultaneamente, também é realizado o II Encontro Nacional de Pesquisa em Jornalismo Ambiental.

Na abertura do evento, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, pediu que os meios de comunicação tenham papel central nas ações de desenvolvimento sustentável. “Não é uma mídia que cobre, é uma mídia que influencia, que está construindo o processo, informando, denunciando, avaliando, analisando”, disse.

“A sociedade está cada vez mais globalizada, mais virtual. Diferente do que era há 20 anos, a sociedade quer a participação de todos os atores. A mídia não é mais um ator paralelo, é um ator central”, afirmou.

Na sua palestra que fez sob o tema “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, a ministra destacou que o mundo espera que o Brasil ofereça novos caminhos e novas estratégias para a sustentabilidade. “Espera-se que o Brasil coloque temas mais estratégicos, ofereça alternativas à produção de alimentos, sobre a questão de geração de energia renovável, ofereça discussões estratégicas sobre segurança hídrica e sobre erradicação da pobreza”, argumentou.

“Você não discute sustentabilidade sem paz, sem acesso a informação, sem democracia, sem acesso à internet, sem imprensa livre. Como fazer uma sociedade sustentável se isso não existe? Nós somos circunstanciados com condições favoráveis comparando a outros países, depende da vontade da sociedade, depende dessa mudança de diálogo da sociedade nessa questão da sustentabilidade”.

Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental

A Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA) é uma plataforma de interação entre jornalistas, estudantes, assessores de imprensa e acadêmicos interessados em discutir temas que envolvam jornalismo e meio ambiente. Tem como objetivos principais discutir jornalismo ambiental, integrar jornalistas que cubram os temas da sustentabilidade, ser uma ferramenta para troca de informações sobre fontes especializadas.

Fontes:
Com informações do Ministério do Meio Ambiente e Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental



17/10/2013 17:47


Artigos Relacionados


Sibá parabeniza TV Senado por prêmio de jornalismo ambiental

Geraldo Mesquita anuncia encontro de jornalismo ambiental no Acre

TV SENADO MOSTRA EXPERIÊNCIA DE JORNALISMO COMUNITÁRIO EM BRASÍLIA

Programa da TV Senado está entre finalistas em prêmio de jornalismo ambiental

Evento sobre licenciamento ambiental para micro e pequenas empresas é realizado em Bauru

Congresso Nacional de Fruticultura será realizado em Natal (RN)