Evento sobre licenciamento ambiental para micro e pequenas empresas é realizado em Bauru



CETESB e FIESP reúnem 40 empresários no primeiro evento, no interior, no âmbito do Protocolo de Intenções firmando em 2006

Atendendo ao Protocolo de Intenções firmado entre a CETESB e a FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo em agosto do ano passado, que visa estimular a conscientização e a educação ambiental da classe empresarial, foi realizado, no último dia 22/08, no município de Bauru, o primeiro evento no interior do Estado, sobre os benefícios do licenciamento ambiental. Organizado em parceria com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) local e o DEPAR - Departamento de Ação Regional da FIESP, o evento contou com a participação de aproximadamente 40 empresários.

A mesa de abertura foi composta por Hércules Cerullo - representando o diretor de Controle de Poluição Ambiental da CETESB, Otávio Okano - , pela especialista em meio ambiente da FIESP, Maria Cristina Murgel - representando o seu diretor de Meio Ambiente, Nelson Pereira dos Reis - , Luiz Edmundo Coube, da ABIGRAF – Associação Brasileira da Indústria Gráfica, José Luiz Simonelli, diretor do DEPAR, e Domingos Malandrino, representando o CIESP.

A apresentação contou com três palestras de técnicos da CETESB: “Benefícios do Licenciamento Ambiental”, feita pelo gerente da Agência Ambiental de Bauru, Alcides Tadeu Braga; “Licenciamento Ambiental Simplificado (SILIS)”, apresentada por Cláudio de Oliveira Mendonça, da Agência Ambiental do Ipiranga; e “Conceitos de Produção Mais Limpa”, proferida por Hélio Tadashi Yamanaka, do Setor de Produção Mais Limpa.

A agenda de novos eventos fechada entre CETESB e FIESP prevê, para setembro, um encontro na cidade de Americana, na sede do CIESP. Já em outubro, haverá o “Congresso para as Micro e Pequenas Empresas” e o “Encontro com os Executivos dos Sindicatos Patronais Filiados à FIESP”, ambos nas dependências da FIESP em São Paulo, além de eventos nas cidades de Piracicaba e Sorocaba. Para o mês de novembro, está previsto um encontro na cidade de Botucatu e outro, na capital paulista.

O Protocolo de Intenções firmado em 15 de agosto de 2006 visa orientar e conscientizar os empreendedores sobre a importância e obrigatoriedade do licenciamento ambiental. A parceria prevê, também, capacitação dos responsáveis por micro e pequenas empresas em relação aos procedimentos para obtenção da licença. O protocolo teve início com um projeto piloto executado e coordenado pela Agência Ambiental do Ipiranga, na capital, e o interesse em torno dele e de seus resultados vem aumentando, com demandas vindas principalmente do interior do Estado.

Cris Olivette

Da Cetesb

(L.M.)



09/03/2007


Artigos Relacionados


Governo promove evento para estimular as micro e pequenas empresas

Evento marca lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Micro e Pequenas Empresas

Paraná recebe palestras sobre crédito para micro e pequenas empresas

Mdic estabelece parceria com Comissão Europeia sobre micro e pequenas empresas

Armando Monteiro quer debate sobre conflitos federativos que envolvem micro e pequenas empresas

Alcântara defende incentivo para micro e pequenas empresas