Congresso discute inovações para pecuária no Nordeste



O uso de tecnologias para melhor produtividade da pecuária e dos sistemas de produção animal no Nordeste será tema central nas discussões do 8º Congresso Nordestino de Produção Animal (CNPA), que acontece entre esta segunda (11) e quinta-feira (14), na Fábrica de Negócios, no Hotel Praia Centro, em Fortaleza (CE). O evento reunirá cerca de mil participantes, entre pesquisadores, profissionais e estudantes brasileiros e de outros países, para palestras, apresentações de trabalhos científicos e outros seis eventos paralelos.

Para a discussão dos desafios para o desenvolvimento da pecuária nordestina, o Congresso trará quatro convidados para as palestras globais,na terça (12) e quarta-feira (13), das 10 às 12 horas. Na terça-feira, os palestrantes serão o pesquisador Zander Navarro, da Embrapa Estudos e Capacitação (Brasília/DF), que abordará o tema “Qual o Maior Desafio Social da Agricultura Brasileira Hoje?” e Adriana Melo Alves, do Ministério da Integração Nacional, que falará sobre as Rotas de Integração Nacional e o desenvolvimento das cadeias produtivas da pecuária no Nordeste.

Saiba mais sobre o Congresso.

Já na quarta, o CNPA trará palestrantes internacionais para debate sobre experiências práticas e tecnologias em países em desenvolvimento. Joaquin Mueller, pesquisador do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Argentina), abordará o tema do dia sob o ponto de vista da produção animal. Manuel Sánchez, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (sediado na Costa Rica), mostrará experiências específicas sobre nutrição animal.

A Embrapa estará presente também nos fóruns e simpósios paralelos do evento. Nesta segunda-feira, os pesquisadores Fernando Henrique Albuquerque e Ana Clara Cavalcante, ambos da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral/CE), ministrarão, respectivamente, minicursos sobre Diagnóstico e Intervenção na Propriedade Rural e Orçamento Forrageiro como ferramenta de manejo sustentável de pastagens nativas.

O evento é organizado pela Sociedade Nordestina de Produção Animal (SNPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Simpósios 

O 1º Simpósio Nordestino de Produção de Não Ruminantes, que acontecerá nesta terça e quarta-feira (12 e 13), terá a participação de Moisés Quadros, da Embrapa Roraima (Boa Vista/RR), com palestra sobre a imunonutrição como ferramenta para o aumento da produtividade e saúde de peixes tropicais. Outro evento paralelo, o 1º Simpósio Nordestino de Sistemas de Produção Animal, trará, na quarta, o pesquisador Evandro Holanda Júnior, da Embrapa Caprinos e Ovinos, para apresentação sobre a evolução dos sistemas de produção de pequenos ruminantes no semiárido nordestino.

Já o II Simpósio sobre Conservação e Utilização de Recursos Genéticos Animais, que será realizado nos dias 13 e 14, terá participação da pesquisadora Luciana Shiotsuki, da Embrapa Caprinos e Ovinos, com palestra sobre conservação e uso dos recursos genéticos de ovinos Morada Nova, no dia 14. Também serão realizados, durante o CNPA, o 3º  Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Produção Animal do Nordeste; o 14º Simpósio Nordestino de Alimentação de Ruminantes e o 1º Simpósio Nordestino de Forragicultura e Pastagens.

Fonte:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária



11/11/2013 15:36


Artigos Relacionados


Congresso Mundial discute inovações na administração de núcleos urbanos

USP: Seminário para pequena e média empresa discute inovações tecnológicas na Poli

USP: Seminário para pequena e média empresa discute inovações tecnológicas na Poli

USP discute culturas digitais e inovações

Encontro discute inovações no Sistema de Compras

Seminário discute impacto das inovações tecnológicas no SUS