Congresso Mundial discute inovações na administração de núcleos urbanos



A Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades participa, nesta quarta-feira (23), em Porto Alegre (RS), do 10º Congresso Mundial – Metropolis. O encontro será realizado pela primeira vez em uma cidade da América do Sul. O congresso tem como objetivos discutir as inovações na administração de núcleos urbanos, promover encontros de redes  e trocas de experiências, além disso, pretende gerar transferência de boas práticas de governança urbana.

Durante o encontro, também serão debatidos os exemplos de gestão urbana integrada que visem à superação das desigualdades sociais e dos problemas gerados pela falta de planejamento urbano.

“Diante da crise econômica, da escassez de petróleo e do esgotamento do atual modelo de crescimento, são necessárias novas práticas para as cidades. Essa mudança de paradigma afeta todos os aspectos das metrópoles: o meio ambiente, a governança urbana e metropolitana, a qualidade de vida dos cidadãos e a inovação nas cidades”, comenta Jean-Paul Huchon, presidente da Rede Metropolis.

A secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães, participará como debatedora na mesa “Parceiros no suporte de estratégias para líderes locais”, onde serão abordados temas relacionados à combinação de políticas sociais, governança metropolitana, sustentabilidade e planejamento urbano, e intercâmbio entre cidades emergentes (cooperação Sul-Sul).

O congresso acontece a cada três anos e é organizado pela Metropolis – Associação Mundial de Grandes Metrópoles. A última edição foi realizada em Sidney, na Austrália, em 2008.

 

Fonte:
Ministério das Cidades 



23/11/2011 15:40


Artigos Relacionados


Congresso discute inovações para pecuária no Nordeste

Terra Legal entrega mais sete núcleos urbanos no Maranhão

Programa Terra Legal entrega cinco núcleos urbanos no Pará

Núcleos urbanos de município do Pará recebem regularização do Terra Legal

Terra Legal doa três núcleos urbanos para prefeituras do Mato Grosso

Congresso mundial discute situação dos aposentados