Congresso discute prevenção e tratamento de doenças associadas ao envelhecimento



 

A longevidade humana já é uma realidade. Levantamento recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostrou que, se em 1980, quem atingia os 60 anos esperava viver, em média, mais 16 anos; em 2010, essa expectativa subiu para 21 anos. A questão que se discute agora é a qualidade de vida para estes anos a mais. É neste cenário que mais de 500 médicos brasileiros e estrangeiros vão se reunir em São Paulo, entre 11 e 13 de outubro, em São Paulo, para troca de experiências e discussões acerca de um conjunto multidisciplinar de soluções para prevenção, detecção precoce e reversão de doenças associadas ao envelhecimento.

O megaevento, formado pelo 3º Congresso Latino-Americano da WOSAAM, 1º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira para Estudos da Fisiologia (Sobraf), 7º Simpósio Internacional de Fisiologia Hormonal e Longevidade e 2º Workshop de Nutrição Bioquímico-Fisiológica, é destinado às diversas especialidades médicas.

Com palestrantes brasileiros e de países como França, Bélgica, Estados Unidos, Índia e Argentina, a programação do evento tem como um dos destaques o estudo Fisiopatologia da Inflamação e o Impacto na Prevenção das Doenças Cronicodegenerativas, que será apresentado pelo médico Ítalo Rachid, diretor-científico do Grupo Longevidade Saudável, instituição destinada à educação médica continuada, que já formou mais de 2 mil profissionais no País.

A conferência terá como foco a inflamação crônica subclínica e sua relação com doenças crônicas comuns ao envelhecimento, como as cardiovasculares, a artrite reumatóide, obesidade, câncer, esclerose múltipla, aterosclerose, diabetes, doença de Alzheimer e osteoporose. Compreender a fisiopatologia deste processo é um requisito básico e indispensável para a promoção de qualidade de vida e prevenção, pois permite elaborar planos e estratégias tanto de tratamento, quanto de prevenção das doenças relacionadas ao envelhecimento. As inscrições podem ser feitas podem ser feitas pelos telefones (85) 3064-1679 ou (85) 9992-0175. A programação completa pode ser acessada aqui. Mais informações pelo

 

Fonte:

Fiocruz

 

 

 



01/10/2013 13:17


Artigos Relacionados


Acesse as cartilhas de saúde sobre prevenção e tratamento de doenças

Instituto Emílio Ribas lança guia para manejo de doenças associadas ao HIV

Metade dos dependentes químicos tem doenças psíquicas associadas, aponta estudo da Secretaria da Saúde

Plano de combate a doenças crônicas prevê ações para envelhecimento ativo

Hoje é dia da campanha de prevenção das doenças do rim

País investe em prevenção a doenças da terceira idade