Congresso em Mato Grosso do Sul terá apresentação de estudo sobre Censo Agropecuário 2006
Será apresentado, nesta terça-feira (27), durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober) em Campo Grande (MS), estudo sobre o Censo Agropecuário da Agricultura Familiar, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2006 e divulgado este ano. A apresentação será feita pelo economista Mauro Del Grossi, assessor do Ministério do Desenvolvimento Agrário e professor da Universidade de Brasilia.
Foram identificados com o censo 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar no Brasil, que representam 84,4% do total, mas ocupam apenas 24,3% ou 80,25 milhões de hectares da área dos estabelecimentos agropecuários do País. A agricultura familiar responde por 38% do valor da produção nacional, apesar de controlar apenas um quarto da área.
Segundo dados do IBGE, a agricultura familiar é responsável por 87% da produção nacional de mandioca, 70% da produção de feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 58% do leite, 59% do plantel de suínos, 50% das aves, 30% dos bovinos e, ainda, 21% do trigo.
A apresentação do estudo será seguida de debate para apresentar os dados disponíveis e apontar futuras estatísticas que devem ser produzidas visando melhorar a eficiência das políticas públicas para agricultura familiar. O Congresso da Sober começou no último domingo (25) e vai até quarta-feira (28).
Fonte:
Incra
28/07/2010 01:35
Artigos Relacionados
Congresso corrige equívoco que destinara a Mato Grosso do Sul dotações reservadas a Mato Grosso
Concluído estudo sobre terra indígena de guaranis kaiowás em Mato Grosso do Sul
Senadores chamam IBGE para falar sobre o Censo Agropecuário
CAE examina criação de Áreas de Livre Comércio no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul
TEBET DESTACA PROJETOS COMUNS ENTRE MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL
TEBET: MATO GROSSO DO SUL TERÁ TRÊS TERMELÉTRICAS COM GÁS BOLIVIANO