TEBET DESTACA PROJETOS COMUNS ENTRE MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL
O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) associou-se às homenagens prestadas hoje (dia 7) a Mato Grosso, defendendo o entendimento de que esse estado e Mato Grosso do Sul devam unir-se para lutar por diversos projetos de desenvolvimento que visem ao bem-estar das populações dos dois estados.
Entre as necessidades comuns, citou a da exploração do ecoturismo, aguardando, apenas, um projeto de desenvolvimento para o setor. Ele destacou que a região tem como principais atrativos, além do Pantanal, a Chapada dos Guimarães (MT) e a cidade de Bonito (MS).
Ramez Tebet citou também o anseio dos dois estados por um processo de industrialização, as fronteiras comuns com os países vizinhos e a conseqüente necessidade de aproveitamento do mercado consumidor do Mercosul. Um outro projeto comum, segundo o senador, deve ser desenvolvido com o objetivo de salvar o Pantanal, que vem enfrentando problemas como o garimpo desenfreado, a aplicação de produtos químicos não condizentes com a produção agrícola e o assoreamento dos rios.
O senador observou que a história mostrou estarem enganados os que foram contrários à divisão do estado de Mato Grosso, em 1977, "porque Mato Grosso se apresenta forte, pujante, está avançando e já superou, na produção de grãos, Mato Grosso do Sul". Tebet insistiu na necessidade de uma união de esforços entre Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás:
- Temos problemas comuns e precisamos somar - concluiu.
07/05/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Congresso corrige equívoco que destinara a Mato Grosso do Sul dotações reservadas a Mato Grosso
Ramez Tebet destaca sucesso do Mato Grosso do Sul
CAE examina criação de Áreas de Livre Comércio no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul
Tebet pede conclusão de ponte entre Minas e Mato Grosso do Sul
Serys destaca aprovação de projetos em favor de Mato Grosso
Tebet recebe delegação de Mato Grosso do Sul