Congresso ensaia cerimônia de abertura dos trabalhos
O Congresso Nacional abre oficialmente os trabalhos da sessão legislativa de 2013 no próximo dia 4 de fevereiro. Nesta terça-feira (29), equipes do cerimonial e das relações públicas do Senado e da Câmara dos Deputados fizeram um ensaio geral da cerimônia de abertura, marcada para as 14h de segunda. A chuva que caiu ao longo da tarde, no entanto, obrigou as equipes a ensaiarem o ritual para o caso de mau tempo e apenas simular, dentro do prédio do Congresso, a cerimônia oficial ao ar livre.
De acordo com a Constituição, o Congresso Nacional deve retomar as atividades no dia 2 de fevereiro de cada ano. Quando a data coincide com sábados, domingos ou feriados – como ocorre este ano, a sessão de abertura é adiada para o primeiro dia útil subsequente.
Se não chover na tarde de segunda-feira, a cerimônia terá início na rampa de acesso ao Salão Negro do Congresso, com a chegada do presidente eleito do Senado, que também preside as sessões do Congresso. Recebido pelo chefe do cerimonial da Casa, o novo presidente é saudado pelos Dragões da Independência, a guarda de honra do Exército, assiste à execução do Hino Nacional e o hasteamento das bandeiras. Há a Salva de Gala de 21 tiros de canhão e, em seguida, ele passa em revista a tropa.
Ao subir a rampa, o presidente encontra-se com os secretários da Mesa e diretores gerais da Câmara e do Senado e segue até o meio do caminho, onde estará o novo presidente da Câmara, acompanhado de lideranças parlamentares das duas Casas. O percurso foi ensaiado nesta tarde com a presença dos militares que farão parte do evento e figurantes representando autoridades das duas Casas e dos demais poderes.
Com chuva
Já quando chegam à entrada do Salão Negro, os presidentes do Senado e da Câmara são recebidos pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, e pela ministra-chefe da Casa Civil, a senadora licenciada Gleisi Hoffmann. No caso de a presidente Dilma Rousseff comparecer à cerimônia, ela se junta aos presidentes do Senado e da Câmara ainda na rampa de acesso ao Congresso. Juntos, todos seguem para o Plenário da Câmara para dar início à sessão solene.
Em caso de chuva, como a que caiu nesta terça-feira, a cerimônia é transferida para a Chapelaria do Congresso Nacional. Lá, os cumprimentos são mantidos, reduzindo-se o percurso e suspendendo a Salva de Tiros e o hasteamento das bandeiras.
- Minha torcida é para que o tempo fique bom, porque esta é uma cerimônia muito bonita e que costuma ser acompanhada por muitos cidadãos – comentou a secretária-geral da Mesa do Senado, Claudia Lyra, lembrando que a solenidade é aberta e pode ser acompanhada pela população.
Plenário
Prevista para começar às 16h, a sessão solene de abertura dos trabalhos acontece no Plenário da Câmara dos Deputados. A condução dos trabalhos cabe ao presidente do Congresso com auxílio da nova Mesa do Congresso.
O primeiro ato da sessão é receber oficialmente a mensagem enviada ao Poder Legislativo pela presidente da República, Dilma Rousseff. A mensagem é lida pela própria presidente, quando ela está presente à sessão, ou pelo 1º secretário da Mesa do Congresso (que também é o primeiro secretário da Mesa da Câmara), caso o documento tenha sido entregue por um ministro. Nessas situações, a mensagem é entregue pelo ministro-chefe da Casa Civil, atualmente Gleisi Hoffmann, que já cumpriu essa missão em 2012.
A mensagem para o Legislativo trata das expectativas e planos do Executivo para o ano de 2013 e das parcerias que podem ser feitas com os demais Poderes. Em 2012, por exemplo, Dilma Rousseff falou da exigência de disciplina e ousadia para que o país conseguisse alcançar o superávit ao longo do ano e pediu colaboração do Congresso para adoção das medidas necessárias à continuidade do crescimento econômico do país.
Após a leitura da mensagem da presidente, é a vez do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) fazer sua apresentação para 2013. A sessão solene é encerrada com discurso do presidente do Congresso, sem que outros parlamentares tenham direito à palavra.
Uma vez aberto o ano legislativo, o presidente do Congresso e do Senado convoca as primeiras sessões de trabalho. A expectativa é que o novo presidente convoque ainda para o início de fevereiro uma sessão específica para a análise do Orçamento de 2013, que ainda não foi aprovado.
Toda a solenidade de abertura das atividades no Congresso Nacional será transmitida pelos veículos de comunicação do Senado: Agência Senado, TV Senado e Rádio Senado.
29/01/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado ensaia cerimônia de abertura da nova sessão legislativa
Abertura dos trabalhos da 54ª Legislatura começou com cerimônia na área externa do Congresso Nacional
Tem início a cerimônia de reabertura dos trabalhos do Congresso
Tem início no Congresso a cerimônia de abertura do ano legislativo
Sarney encerra cerimônia que deu início aos trabalhos do Congresso em 2010
Congresso faz sessão de abertura dos trabalhos nesta segunda-feira