Abertura dos trabalhos da 54ª Legislatura começou com cerimônia na área externa do Congresso Nacional



A solenidade de abertura e instalação dos trabalhos da primeira sessão legislativa ordinária da 54ª Legislatura do Poder Legislativo brasileiro foi iniciada por volta das 15h desta quarta-feira (2), com cerimônia na área externa do Congresso Nacional. No gramado já estavam dispostas a Guarda de Honra da Bandeira Nacional e a Banda do 1º Regimento de Cavalarias de Guardas que, às 15h40, executou o Hino Nacional na presença dos presidentes do Senado Federal, José Sarney, e da Câmara dos Deputados, Marco Maia. Ao mesmo tempo, quatro canhões foram usados pelo 32º Grupo de Artilharia de Campanha (Bateria Caiena) para a Salva de Gala de 21 tiros.

Em seguida, o comandante da Guarda de Honra apresentou-se e saudou Sarney como presidente do Congresso Nacional e o acompanhou na revista às tropas. Na metade do caminho, Sarney parou em frente à bandeira brasileira e curvou-se em saudação. Logo depois, Sarney e Marco Maia subiram juntos a rampa do Congresso. Bandeiras do Brasil e do Mercosul foram então hasteadas nos mastros em frente à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, simbolizando que ambas as Casas já estavam oficialmente em atividade.

As tropas foram então recolhidas, ficando apenas a Guarda de Honra. Minutos depois foi a vez da presidente da Republica, Dilma Rousseff, subir a rampa do Congresso acompanhada do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, e do ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Luiz Sérgio Oliveira. Ao final da rampa, Sarney e Marco Maia recepcionaram a presidente, ladeados por dezenas de parlamentares e líderes partidários. Todos seguiram para o Plenário da Câmara para os discursos de instalação da 54ª Legislatura.

Os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluzo, e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, chegaram ao Congresso por volta das 15h20 e foram recepcionados no Salão Branco do Palácio do Congresso (Chapelaria) por servidores do cerimonial da Presidência da Câmara dos Deputados.

Luiz Fux

Logo ao chegar, Lewandowski, que também é ministro do STF, disse à imprensa que a presença de chefes dos tribunais superiores demonstra a importância "da harmonia que deve prevalecer entre os Poderes da República". Sobre a indicação presidencial do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luiz Fux, para ocupar a vaga deixada por Eros Grau no STF, Lewandowski disse que o futuro colega é "extremamente preparado para o posto e contribuirá para o engrandecimento do tribunal".

Lewandowski também informou que pela primeira vez o presidente do TSE foi convidado para discursar na cerimônia de abertura dos trabalhos legislativos e que o convite partiu do próprio presidente José Sarney, como forma de homenagear a Justiça Eleitoral brasileira.

Também falando à imprensa logo ao chegar ao Congresso, Cezar Peluso disse que o nome de Fux "foi uma excelente indicação" por tratar-se de um juiz de carreira "com bastante experiência e que será recebido de braços abertos". Peluso adiantou à imprensa que iria pedir ao presidente Sarney que o Senado agilize a sabatina de Luiz Fux para que o magistrado seja empossado o mais rápido possível.

Depois de falarem à imprensa, Lewandowski e Peluso foram conduzidos ao gabinete da Presidência da Câmara e depois ao Salão Nobre do Congresso para aguardar pela presidente da República e pelos presidentes da Câmara e do Senado, quando então todos se dirigiram para o Plenário da Câmara dos Deputados.

Battisti

Durante a cerimônia ocorrida na parte externa do Congresso Nacional, cerca de cem manifestantes se posicionaram com faixas e cartazes na pista próxima à cúpula do prédio do Senado Federal e, com gritos e palavras de ordem, pediram às autoridades presentes a libertação imediata do ex-ativista italiano Cesare Battisti, que está preso em Brasília e que tem sua extradição solicitada pelo governo da Itália.



02/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso ensaia cerimônia de abertura dos trabalhos

Cerimônia de instalação da 53ª Legislatura começa com chegada de Renan Calheiros ao Congresso

Dez CPIs movimentaram os trabalhos do Congresso na legislatura

Tem início a cerimônia de reabertura dos trabalhos do Congresso

Tem início no Congresso a cerimônia de abertura do ano legislativo

Sarney encerra cerimônia que deu início aos trabalhos do Congresso em 2010