Congresso examina vetos polêmicos. Sessão pode ser suspensa.
Senadores e deputados estão reunidos neste momento, no Plenário da Câmara dos Deputados, para exame de 206 vetos presidenciais a dispositivos de 30 propostas aprovadas pelas duas Casas. O anúncio da retirada de itens da pauta está gerando polêmica (leia abaixo).
Nessa sessão, serão votados itens sobre os quais há divergências entre os parlamentares, como o veto a uma emenda incluída por senadores e deputados ao PLV 18/06, que concede reajuste de 16,67% aos benefícios pagos a aposentados e pensionistas em 2006. Essa emenda estendia o reajuste ao salário mínimo a todas as pensões e aposentadorias. Estão na pauta também o exame de vetos a projetos que instituem a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), respectivamente PLC-complementar nº 60/04 e PLC-complementar 59/04.
Na tarde de segunda-feira (11), foi concluída a apuração da votação, realizada na noite do último dia 06, a vetos sobre os quais havia concordância entre senadores e deputados. Foram mantidos todos os vetos do Executivo - 952 no total - a 129 propostas aprovadas pelo Congresso. A apuração foi feita pela Secretaria Especial de Informática do Senado (Prodasen), com acompanhamento de integrantes da Mesa do Congresso.
Denise Costa / Agência Senado
12/05/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sessão para exame de vetos é suspensa logo após a abertura
Aberta sessão do Congresso que pode votar requerimento de urgência para exame de vetos a royalties
Sessão do Congresso fica suspensa até as 19h
Suspensa sessão do Congresso Nacional
Sessão do Congresso é suspensa até as 16h desta quarta
Sessão do Senado é suspensa até final da reunião do Congresso