Congresso homenageia 100 anos de JK



Os 100 anos de nascimento de Juscelino Kubitschek foram reverenciados pelo Congresso Nacional nesta quinta-feira (12) em sessão solene realizada no Plenário do Senado. Presidida pelo senador Francelino Pereira (PFL-MG), a sessão contou com a presença de Maria Estela Kubitschek Lopes e Anna Christina Kubitschek Alves Pereira, respectivamente filha e neta de JK, além de deputados e do governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz.

Ao abrir a sessão solene, Francelino fez uma retrospectiva dos trabalhos da comissão mista encarregada de promover as comemorações do centenário de nascimento de JK, da qual foi relator. Essa comissão surgiu em 2000, a partir da aprovação de requerimento assinado pelos senadores Geraldo Melo (PSDB-RN), Ademir Andrade (PSB-PA), Carlos Patrocínio (PTB-TO), Nabor Júnior (PMDB-AC), Marluce Pinto (PMDB-RR), Eduardo Suplicy (PT-SP) e do ex-senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), então presidente do Senado.

Nesse período, segundo informou o senador mineiro, o Conselho Editorial do Senado promoveu a reedição da coleção de obras sobre o Programa de Metas do Governo JK, a Operação Panamericana e o livro Por que construí Brasília , escrito por Juscelino e distribuído durante a homenagem. No início da sessão plenária, a memória de JK foi celebrada pela execução das músicas Canção pela Paz e Canção da América pelo coral do Senado.

Durante a solenidade também foi exibido o documentário JK - Um cometa no céu do Brasil , produzido pela TV Senado. Com duração de dez minutos, o vídeo fez uma retrospectiva sobre a vida e a trajetória política de Kubitschek. Da infância pobre em Diamantina (MG), passou a retratar a formação médica e a especialização em Urologia na França, destacando que o ingresso de JK na vida pública veio com o exercício, em 1934, da chefia de gabinete do governo Benedito Valadares, em Minas Gerais. A partir de então, ocupou os cargos de deputado federal, prefeito de Belo Horizonte, governador de Minas Gerais, presidente da República e senador, último cargo exercido antes da cassação dos direitos políticos pelo regime militar.



12/09/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso homenageia 70 anos da FAB

Congresso homenageia 100 anos de JK

Congresso homenageia PMDB pelos 46 anos

Congresso homenageia 20 anos de fundação do PSDB

Congresso homenageia 60 anos do jornal A Crítica

Congresso homenageia 139 anos de imigração italiana no Brasil