Congresso homenageia ex-ministro Fernando Lyra



O ex-ministro da Justiça Fernando Lyra será homenageado nesta segunda-feira (6) em sessão solene do Congresso Nacional. A solenidade, de iniciativa do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), irá comemorar o transcurso de mais de 40 anos de dedicação à vida pública do político pernambucano.

Lyra, falecido em fevereiro deste ano aos 74 anos, foi deputado federal e um dos articuladores do nome de Tancredo Neves como candidato à Presidência da República, no Colégio Eleitoral, em 1985, depois que a emenda para eleições diretas foi derrotada no Congresso Nacional.

Com a morte de Tancredo, após a eleição, o pernambucano foi mantido no governo, como ministro da Justiça, pelo então presidente José Sarney. Na sua biografia, um dos registros mais importantes foi ter sido um dos principais nomes de oposição ao regime militar da década de 60.

Para o autor do pedido de homenagem, Fernando Lyra foi um político ético, que teve como meta principal a luta pela democracia no país. Em sua trajetória política, relatou o senador, estão decisões que mudaram o país, como o fim da censura e a adoção do multipartidarismo.

A sessão solene está marcada para 11h, no Plenário do Senado.



02/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lídice da Mata homenageia ex-ministro Fernando Lyra

Sarney lamenta morte do ex-ministro Fernando Lyra

Congresso está reunido para homenagear Fernando Lyra

Cristovam presta homenagem a Fernando Lyra

Fernando Lyra: 40 anos dedicados à causa democrática

Humberto Costa destaca firmeza de princípios de Fernando Lyra