Humberto Costa destaca firmeza de princípios de Fernando Lyra



O senador Humberto Costa (PT-PE) registrou em Plenário nesta terça-feira (19) pesar pelo falecimento, no dia 14, do ex-ministro da Justiça Fernando Lyra. Para o senador, a morte do político pernambucano foi uma “perda irreparável para todos os brasileiros, especialmente para aqueles que defendem como princípios a liberdade, a democracia e a defesa dos direitos humanos”.

Segundo Humberto Costa, Lyra teve uma trajetória política marcada pela firmeza de princípios, pelo respeito à ética e por uma gigantesca capacidade de articulação.

- Era um gênio da política, uma grande figura humana, articulador sagaz e que deixou forte legado à vida publica do Brasil – elogiou.

O senador lembrou que Fernando Lyra entrou na política em 1966, como integrante do antigo MDB. À época, junto a políticos como os atuais senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) constituiu o chamado "grupo autêntico" do PMDB, bastante ativo no combate ao regime militar.

Humberto contou que, ainda menino, ao assistir aos comícios do MDB nas eleições de 1970, ficou impressionado com a coragem de Fernando Lyra e com sua enorme capacidade como orador que “empolgava as massas”. O senador concluiu relembrando o importante papel que Lyra teve na escolha de Tancredo Neves no colégio eleitoral de 1985 e, em seguida, com a morte do presidente mineiro, na articulação para assegurar que o vice José Sarney assumisse a Presidência.



19/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eunício destaca papel de Fernando Lyra na consolidação da democracia

Humberto Costa destaca os 32 anos de criação do PT

Humberto Costa destaca importância da Copa do Mundo

Humberto Costa destaca avanços na saúde no Brasil

Humberto Costa destaca prisão de assassino em Recife

Humberto Costa destaca investimentos do governo em segurança pública