Congresso homenageia o Movimento Novembro Azul



O Congresso Nacional reúne-se na segunda-feira (4) para homenagear o Movimento Novembro Azul e a Sociedade Brasileira de Urologia. A partir dessa data, os prédios da Câmara e do Senado receberão iluminação especial na cor azul para marcar a adesão à campanha que chama a atenção dos homens para a luta contra o câncer de próstata, promovida pela Sociedade Brasileira de Urologia. A sessão solene será realizada às 17h, no Plenário do Senado.

- É muito importante que a gente mostre aos homens que eles têm que se cuidar. É muito comum o câncer de próstata, mas tem também o câncer de pulmão. Os homens realmente não se cuidam - disse o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), que é médico.

No Brasil, o câncer de próstata faz mais vítimas do que o de mama. Só em 2012, 60 mil novos casos da doença surgiram no Brasil, afirmou a senadora Ana Amélia (PP-RS), em pronunciamento sobre o tema no Plenário.

De acordo com o presidente da SBU, Aguinaldo Nardi, cerca de 30% dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) são diagnosticados com a doença já em estágio avançado. Se forem descobertos no início, 90% dos casos são curáveis.

- Um a cada seis homens terá câncer de próstata e 1 a cada 36 morrerá da doença - afirmou Nardi.

Com informações da Agência Câmara



01/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso inicia sessão de homenagem ao movimento Novembro Azul

Renan saúda trabalho do Movimento Novembro Azul na prevenção do câncer de próstata

Congresso Nacional adere à campanha do Novembro Azul

Congresso homenageia Movimento dos Focolares

Congresso Nacional homenageia Movimento dos Focolares

Casa da Moeda adere a campanha Novembro Azul