Congresso Nacional homenageia Movimento dos Focolares



Movimento leigo da Igreja Católica fundado na Itália em 1943, os Focolares serão homenageados pelo Congresso Nacional em sessão solene nesta sexta-feira (7). A homenagem foi requerida pelo senador Wellington Dias (PT-PI) e pelo deputado Carlinhos Almeida (PT-SP).

O Movimento dos Focolares – o nome, em italiano, quer dizer “lareira” – foi fundado há exatos 69 anos por Chiara Lubich, na cidade de Trento, no norte da Itália. Então com 23 anos, ela e outras jovens se organizaram para levar o evangelho à sociedade e para pregar a paz e a unidade. Com o tempo, homens também passaram a integrar o movimento, mas a direção, conforme seus próprios estatutos, cabe sempre a uma mulher – hoje, à também italiana Maria Voce.

Uma das principais características dos Focolares é o ecumenismo. Embora integrado majoritariamente por católicos, também conta com a participação de fiéis de várias outras religiões. Hoje são cerca de dois milhões de colaboradores em todo o mundo.

No Brasil, o Movimento dos Focolares está presente desde 1959, trazido pela italiana Ginetta Calliari. São mais de 280 mil pessoas ligadas ao movimento, que tem 55 centros de difusão no país.



07/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso homenageia Movimento dos Focolares

Sessão solene homenageia Movimento dos Focolares

Maria do Carmo diz que Movimento Focolares tem soluções importantes para pobreza

Congresso homenageia o Movimento Novembro Azul

Marco Maciel homenageia Villas-Boas Corrêa e lamenta morte da fundadora dos Focolares

Congresso Nacional recebe iluminação especial em homenagem ao movimento Outubro Rosa