Congresso lembra 20 anos da morte de Ulysses Guimarães



O Congresso Nacional realizará na próxima segunda-feira (15), às 17h, no Plenário do Senado, sessão solene para reverenciar a vida e a trajetória política de Ulysses Guimarães. A homenagem, proposta pelo senador Sérgio Souza (PMDB-PR), marca os 20 anos da morte do político paulista, que foi parlamentar por mais de quatro décadas e se notabilizou na luta pela redemocratização do país.

Nascido em 6 de outubro de 1916 em Rio Claro (SP), Ulysses morreu em um acidente de helicóptero, no litoral de Angra dos Reis (RJ), em outubro de 1992, junto com a esposa, Dona Mora, o ex-senador Severo Gomes e sua esposa, e o piloto. O único corpo que nunca foi encontrado foi o de Ulysses.

Deputado por 11 mandatos, Ulysses presidiu a Assembleia Nacional Constituinte responsável pela promulgação da Constituição brasileira de 1988.

Também assinaram o requerimento que propôs a sessão solene o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS) e o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).



09/10/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


PEDRO SIMON LEMBRA OITO ANOS DA MORTE DE ULYSSES GUIMARÃES

LOBÃO REGISTRA CINCO ANOS DA MORTE DE ULYSSES GUIMARÃES

Dornelles lembra papel decisivo de Ulysses Guimarães para legalizar a profissão

Durante 20 anos, Ulysses Guimarães empenhou-se na luta pela volta da democracia

Começa homenagem a Ulysses Guimarães

BR 232 PASSA A SE CHAMAR ULYSSES GUIMARÃES