CONGRESSO REALIZA CERIMÔNIA DE PESAR POR VÍTIMAS DE TRAUMAS



Uma cerimônia religiosa no Salão Negro do Congresso e uma caminhada pela Esplanada dos Ministérios marcaram a homenagem às 130 mil pessoas mortas em 1999 no país devido a traumas diversos. Os eventos aconteceram na manhã desta quinta-feira (dia 30) com a presença de políticos, convidados e os organizadores da homenagem, representados pela Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT).

No dia anterior, a entidade, auxiliada por alunos da Universidade de Brasília (UnB) e pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, espalhou 130 mil cruzes brancas pelos gramados da Esplanada representando as vítimas. A iniciativa pretende chamar a atenção da população para as mortes violentas ocorridas tanto em ambientes urbanos - acidentes automobilísticos - como nos domésticos.

As solenidades, que têm a intenção de promover a conscientização para a necessidade de reduzir os números de traumas no país, serviram também para registrar a realização da Semana do Trauma, promovida pela SBAIT, quando foram feitas simulações de desastres com a participação de estudantes e policiais, em Brasília.

A Semana do Trauma faz parte do Projeto Trauma - um programa de educação continuada de âmbito nacional, que prevê uma série de atividades ao longo do ano. Além da SBAIT, fazem parte do projeto a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; o Colégio Brasileiro de Cirurgiões e os Corpos de Bombeiros do Brasil, além de Secretarias de Saúde e dos Conselhos Regionais de Medicina.

30/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governador participa de cerimônia em memória das vítimas do Holocausto

Deputados manifestam pesar pelas vítimas da BR-290

ANTT realiza cerimônia de posse de 68 aprovados

ILB realiza cerimônia de abertura do ano letivo de 2002

Senado aprova voto de pesar por vítimas de Alcântara

FAB realiza cerimônia de desativação dos caças Mirage 2000