Senado aprova voto de pesar por vítimas de Alcântara
O Senado Federal aprovou requerimento pelo envio de voto de pesar às famílias dos técnicos e cientistas mortos na explosão do Veículo Lançador de Satélites (VLS) ocorrida na Base de Alcântara, no Maranhão. O voto de pesar também é extensivo ao Ministério da Defesa, à Aeronáutica e à Agência Espacial Brasileira.
O requerimento foi uma iniciativa do presidente do Senado, José Sarney, que destacou a solidariedade da Casa neste -momento de grande frustração- pelo não lançamento do foguete brasileiro.
- Nessa trágica ocorrência, morreram homens que dedicaram suas vidas a este projeto - afirmou, ressaltando que, quando presidente da República, teve a oportunidade de apoiar o programa espacial brasileiro.
Sarney destacou ainda que os homens que morreram na explosão recebiam salários muito aquém do que poderiam receber se trabalhassem em outros países, mas tinham como motivação a possibilidade de inserir o Brasil entre as nações que dominam tecnologia de ponta.
- No mercado aeroespacial, cada país tem que desenvolver sua própria tecnologia nesta área, porque não é possível comprar. Essa indústria é a que mais cresce no mundo, cerca de 17% ao ano. É preciso continuar investindo no futuro e levar à frente o ideal daqueles que sonharam em levar à frente um projeto do qual o Brasil não pode abdicar - concluiu.
O senador Roberto Saturnino (PT-RJ) solicitou à Presidência da Mesa que juntasse sua assinatura ao requerimento de voto de pesar pela morte dos 21 técnicos e cientistas na explosão do Veículo Lançador de Satélites (VLS) na Base de Alcântara, no Maranhão.
- O país está de luto e a alma brasileira foi profundamente atingida - afirmou. Para Saturnino, a melhor forma de homenagear os que morreram em Alcântara é aumentar o esforço para dar continuidade ao projeto espacial brasileiro.
25/08/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
CRE aprova voto de pesar às famílias das vítimas de atentado em escola do Rio
Plenário aprova voto de pesar a famílias de vítimas de acidente da Petrobras
CRE aprova voto de pesar às famílias das vítimas de atirador em escola do Rio de Janeiro
Senado aprova voto de pesar por assassinato de prefeito
SENADO APROVA VOTO DE PESAR POR MILITAR CAPIXABA
SENADO APROVA VOTO DE PESAR PARA JORNALISTA