Congresso recebe em sessão solene presidente de Israel



O Congresso Nacional reuniu-se em sessão solene na tarde desta terça-feira (10) para receber o presidente de Israel, Shimon Peres, prêmio Nobel da Paz em 1994. A última vez que o Brasil recebeu um chefe de Estado israelense foi em 1966.

VEJA MAIS

Peres chegou às 16h45 e foi recebido no Plenário do Senado pelos presidentes da Casa, José Sarney, e da Câmara, Michel Temer. Também estavam presentes o vice-presidente do Senado, Marconi Perillo (PSDB-GO), e o 2º secretário da Câmara, Inocêncio Oliveira.

Participaram da mesa - além de Sarney, Temer, Inocêncio e Peres - o deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), que discursou pela Câmara, e o senador Fernando Collor (PTB-AL), que discursou em nome dos demais senadores. A sessão iniciou-se com a execução do Hino de Israel, seguido pela do Hino Brasileiro.

Em seu pronunciamento, Collor afirmou que a vista de Peres ao Brasil deve ser vista como um incentivo à busca do permanente entendimento entre os povos. Já Itagiba lembrou que Israel "é a única e verdadeira democracia no Oriente Médio, por isso a presença de Peres no Brasil é muito bem-vinda".

Shimon Peres, em discurso, lembrou que na primeira vez que esteve no Brasil José Sarney ocupava a Presidência da República. Teceu elogios ao país, mencionando sua fama internacional como um país musical - chegando a citar os ritmos que mais projetaram o país no exterior, como o samba e a bossa-nova.

Shimon Peres também agradeceu aos brasileiros por terem acolhido, por ocasião da 2ª Guerra Mundial, judeus da Europa que fugiam às perseguições ou que sobreviveram ao Holocausto.

O presidente de Israel disse ainda que aspira pela paz em seu país, pois "não é possível criar um mundo melhor com derramamento de sangue".

Michel Temer lembrou que já existem 150 empresas israelenses operando no Brasil e que o comércio bilateral entre os dois países atingiu a cifra de U$ 1,5 bilhão em 2008.

Já Sarney, que encerrou a sessão solene, ressaltou que a presença de Shimon Peres no Brasil supera a importância institucional, pois trata-se de uma das maiores personalidades da atualidade, devido, principalmente, a sua luta pela construção da paz.

Valéria Castanho / Agência Senado



10/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso recebe presidente de Israel em sessão solene

Congresso recebe presidente do Peru com sessão solene

Termina sessão solene para receber presidente de Israel

Presidente do Peru é recebido em sessão solene do Congresso

Presidente da China é homenageado com sessão solene do Congresso Nacional

Congresso terá sessão solene para receber presidente da China