Congresso recebe presidente do Peru com sessão solene
Quatro meses depois de empossado, o presidente do Peru, Alan García, será recepcionado, nesta quinta-feira (9), pelo Congresso brasileiro, em sessão solene a realizar-se, às 16h, no Plenário do Senado. Discursarão na ocasião o presidente do Senado, Renan Calheiros, o primeiro vice-presidente do Congresso, deputado José Thomaz Nonô, e o próprio governante peruano.
Logo depois de divulgada sua vitória no segundo turno das eleições, em 4 de junho, Alan García revelou o interesse em ampliar as relações políticas e econômicas com o Brasil. Na ocasião, ele expressou sua admiração pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e destacou que manterá um diálogo político de alto nível com o Brasil, no âmbito da integração sul-americana.
A primeira viagem internacional de García como presidente eleito do Peru, em junho passado, foi para o Brasil. Essa visita permitiu-lhe examinar as perspectivas de intensificação da cooperação bilateral, no contexto da aliança estratégica entre o Brasil e o Peru. Na ocasião, o presidente recém-eleito reiterou a disposição de firmar novos entendimentos comerciais com o Brasil.
No ano de 2005, o comércio entre os dois países atingiu o montantes de US$ 1,4 bilhão. Em 2006 esse comércio poderá superar US$2 bilhões. Os investimentos brasileiros no Peru apresentam também possibilidades favoráveis de crescimento. O Brasil importa do Peru, especialmente, minerais (cobre, pedras preciosas, chumbo e zinco) e pérolas. E exporta combustíveis, veículos, máquinas e caldeiras, ferro, aço, plástico, soja, café, terminais portáteis de telefonia celular e açúcar.
De acordo com o secretário de Relações Internacionais do Senado, embaixador Pedro Fernando Bretas, a presença do presidente Lula na posse de Alan García, em 28 de julho, reafirmou publicamente a importância política que o Brasil atribui ao relacionamento com o Peru. Há grande convergência política entre os dois países em foros multilaterais e regionais. O Brasil e o Peru coincidiram, por exemplo, na condenação à ação armada de Israel no Líbano e ao anúncio do teste nuclear realizado pela Coréia do Norte.
O Presidente Lula visitou o Peru três vezes em 2005. E, por ocasião da posse de Alan García, o Presidente Lula afirmou que "a integração física, energética, produtiva, social, cultural e política é a chave para garantir a inserção internacional soberana e competitiva da América do Sul".
08/11/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Presidente do Peru é recebido em sessão solene do Congresso
Congresso recebe em sessão solene presidente de Israel
Congresso recebe presidente de Israel em sessão solene
Presidente da China é homenageado com sessão solene do Congresso Nacional
Congresso terá sessão solene para receber presidente da China
Sessão solene do Congresso comemora o 16º Congresso Eucarístico e os 50 anos da Arquidiocese de Brasília