Congresso recebe presidente do Irã nesta segunda-feira
O presidente do Senado, José Sarney, receberá nesta segunda-feira (23), às 15h30, no Salão Nobre, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. Em sua visita ao Brasil, o chefe de Estado iraniano pretende firmar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva 23 acordos bilaterais nas áreas de energia, petroquímica, alimentos e medicamentos.
A visita de Ahmadinejad ao Brasil ocorre duas semanas após a visita do presidente de Israel, Shimon Peres, cujos países mantêm relações conflituosas. Peres também teve audiência com o presidente Sarney e discursou no Plenário do Senado, momento em que elogiou o Brasil pelas políticas de redução da desigualdade social e melhoria na educação, além de agradecer ao país pela acolhida de imigrantes judeus que fugiram do Holocausto, durante a 2ª Guerra Mundial.
Segundo informações da Agência Brasil, Ahmadinejad desembarca em Brasília acompanhado por uma comitiva de 300 pessoas, a maioria empresários. A visita ao Brasil, que deve durar pouco mais de 24 horas, vem sendo negociada há dois anos. Inicialmente, estava prevista para maio deste ano.
O assunto envolve polêmica. Desde 2006, a Organização das Nações Unidas (ONU) impõe sanções ao Irã em decorrência do programa de energia nuclear desenvolvido no país. Para as autoridades da ONU, há indícios de produção de armas nucleares pelos iranianos, assunto que é negado pelo governo do Irã.
Alvo do isolamento político e econômico no cenário internacional desde a revolução islâmica promovida pelos aitolás, em 1979, o Irã elegeu Ahmadinejad em 2005, o que agravou ainda mais a situação do país. Ahmadinejad é criticado por questionar a ocorrência do Holocausto, o reconhecimento do Estado de Israel e negar a existência do programa nuclear em seu país. É acusado também de desrespeitar direitos humanos, diferenças de orientação sexual e opções religiosas.
No dia 20 deste mês, Sarney recebeu também o grão rabino Asquenazi de Israel, Yona Metzger, que manifestou preocupação da nação judaica com a visita do presidente do Irã ao Brasil. Na ocasião, o rabino disse, em entrevista à imprensa, que, depois de negar o holocausto - que resultou na morte de seis milhões de judeus -, o presidente do Irã quer agora matar outros seis milhões dentro do Estado de Israel.
República Tcheca e China
Outro chefe de Estado fará visita de cortesia ao presidente do Senado. Na terça-feira (24) será a vez do presidente da República Tcheca, Václav Klaus. Ele também será recebido no salão negro, às15h.
O presidente Sarney tem ainda em sua agenda da próxima semana a vista do presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Jia Qinglin, na quinta-feira (26). Ele será recebido pela manhã, às 10h30, também no Salão Nobre. O órgão é um fórum de debates dos princípios do comunismo chinês e decide também a criação de novos organismos governamentais daquele país.Helena Daltro Pontual/Agência Senado com informações de José Paulo Tupynambá
20/11/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Congresso receberá visitantes até 13h nesta segunda-feira
Senado elegerá seu novo presidente nesta segunda-feira
Congresso Brasileiro de Agribussines começa nesta segunda-feira (9) em SP
Congresso faz sessão de abertura dos trabalhos nesta segunda-feira
Congresso homenageia Augusto Franco nesta segunda-feira
Iluminação rosa cobrirá Congresso nesta segunda-feira