"Congresso reconheceu a existência do mensalão", concluiu José Jorge
O líder da minoria, senador José Jorge (PFL-PE), afirmou nesta quinta-feira (6) que a aprovação do relatório final da CPI Mista dos Correios, como elaborado pelo deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) significou o reconhecimento, pelo Congresso, da existência do "mensalão". Para ele, como o relator comprovou que havia recursos públicos entre as fontes de financiamento do esquema de corrupção gerido pelo empresário Marcos Valério, ficou demonstrada a existência de corrupção no governo.
José Jorge se mostrou satisfeito com o texto aprovado, dizendo que, apesar de não ter colocado no relatório todas as evidências contra o presidente Lula, o relator apontou "com precisão" a origem dos recursos para corromper parlamentares e soube contestar a argumentação do ex-tesoureiro do PT,Delúbio Soares, de que as fontes desses recursos eram empréstimos tomados junto à rede bancária.
O senador ainda parabenizou a atuação de Serraglio e do presidente da CPI, o senador Delcídio Amaral (PT-MS), dizendo-se arrependido de ter duvidado, quando a comissão iniciou seus trabalhos, da imparcialidade dos dois, já que ambos pertencem à base do governo.
- No decorrer dos trabalhos, ambos mostraram lisura e "espírito republicano" - afirmou José Jorge.
06/04/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Relatório reafirma existência do "mensalão"
Relatório final sugere indiciamento de mais de 100 e afirma existência do "mensalão"
José Jorge sugere que Congresso discuta a reforma política
Tucanos rebatem acusações de que José Serra não concluiu seus estudos e teria mentido em currículo
Pedro Parente e José Jorge prestam esclarecimentos ao Congresso sobre crise do setor energético
Jorge Viana questiona vinda dos condenados no processo do mensalão a Brasília