Congresso sobre irrigação reúne especialistas na Bahia
Nesta semana, produtores rurais, pesquisadores, técnicos da área de irrigação e autoridades do governo federal participam do XXIII Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. O objetivo do debate é enfatizar a importância da agricultura irrigada nos municípios baianos.
A região é considerada estratégica para a irrigação no Brasil pelo fato de as cidades possuírem grandes áreas inexploradas e próprias para a agricultura.
“A nossa expectativa é a de que o balanço do evento seja positivo, com contribuições para que a agricultura irrigada continue sendo um componente crucial da produtividade no agronegócio brasileiro, com desenvolvimento sustentável”, ressaltou o secretário Nacional de Irrigação (Senir) do Ministério da Integração Nacional, Miguel Ivan.
Participam do Congresso, o diretor de Política de irrigação da Senir, Almir Silva, e o coordenador geral de Desenvolvimento de Instrumentos de Política de Irrigação do ministério, Cristiano Zinato.
O Congresso termina nesta sexta-feira (18), com visita de campo ao perímetro irrigado Riacho Grande, localizado no município de Riacho das Neves (BA) e gerido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (Codevasf) – órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional.
Oficina
Zinato dirigiu a oficina ‘Planejamento de Agricultura Irrigada’. “Esses dias foram muito importantes para nós. O intercâmbio de informações e a troca de experiência contribuíram para uma melhor perspectiva e o direcionamento das demandas junto ao governo”, afirmou o coordenador.
Durante a oficina, as discussões ocorreram em torno do Plano Diretor Nacional de Irrigação, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e considerado uma das principais ferramentas para a implantação da nova Política Nacional de Irrigação - aprovada em janeiro de 2013 pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidenta da República, Dilma Rousseff.
A proposta de certificação para qualificar os processos relacionados à aplicação de técnicas e métodos de irrigação na produção agrícola também foi debatido. Para o Secretário Miguel Ivan, o processo de certificação deve proporcionar vantagens efetivas ao produtor rural que nele se enquadrar, além de um diferencial mercadológico.
“Estamos em um grande esforço na articulação junto aos órgãos envolvidos para que tenhamos, enfim, uma certificação que induza o produtor irrigante ao uso de tecnologias que sejam simples na aplicação e sustentáveis na essência”, afirmou.
Conird
O Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (Conird) é um evento anual, consolidado no calendário de irrigação. A edição deste ano foi coordenada pela Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (Abid). Para o setor, o momento é de grande oportunidade para que se estabeleça um diálogo entre produtores, fornecedores de equipamentos, representantes de instituições de pesquisa e o governo.
Fonte:
18/10/2013 17:56
Artigos Relacionados
Congresso reúne veterinários especialistas em suínos
Congresso Mundial do Trigo reúne especialistas no Rio de Janeiro
Seminário sobre inovação e sustentabilidade na Amazônia reúne especialistas
“Opinião Nacional” reúne especialistas para debater sobre a inflação
DEBATE SOBRE TRÂNSITO REÚNE NO SENADO MAIORES ESPECIALISTAS NO ASSUNTO
Seminário reúne especialistas para debater questões legislativas sobre águas