Congresso tenta votar LDO nesta quinta-feira



O presidente do Senado, que também preside as sessões do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros, convocou sessão conjunta para as 12h desta quinta-feira (29) destinada a votar o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2007. Houve uma tentativa de votação nesta quarta-feira (28), mas não havia em Plenário número mínimo de deputados e senadores.

O relator da LDO, senador Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado, informou que "não existe acordo" de líderes para votação, mas também "não existem óbices". Nesta quarta (28), ao suspender a sessão do Congresso, o deputado José Thomaz Nonô argumentou que, além da falta de quórum, não havia acordo partidário para a votação.

As votações do Congresso dificilmente ocorrem sem acordo partidário, pois um grupo pequeno de parlamentares pode pedir verificação de quórum e derrubar a sessão. As votações de matéria orçamentária exigem a presença de pelo menos 41 senadores e 257 deputados para enfrentar uma possível verificação de presença. Por acordo, os líderes representam suas bancadas, o que sustenta uma votação.

Nas últimas semanas, o deputado Ricardo Barros (PP-PR) ameaçou obstruir a votação da LDO se o presidente Renan Calheiros não colocar antes em votação projeto de resolução de sua autoria que muda a tramitação do projeto orçamentário no Parlamento.

28/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Orçamento tenta votar relatório preliminar nesta quinta-feira

Ainda sem acordo, Congresso tenta votar mudanças no Orçamento nesta terça-feira

Congresso faz sessão nesta quinta-feira para votar projetos da CMO

Congresso pode votar novos vetos nesta quinta-feira

Congresso poderá votar o Orçamento para 2003 nesta quinta-feira

Congresso se reúne nesta quinta-feira para votar créditos suplementares