Congresso pode votar novos vetos nesta quinta-feira
O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, informou que, nesta quinta-feira (3), o Congresso deve se reunir para votar nova lista de vetos presidenciais - o nome que se dá às recusas do presidente da República em sancionar leis votadas pelo Parlamento. Uma lista de projetos vetados será examinada pelos líderes, que se reúnem às 14h30 desta terça-feira. Ao dizer que deseja votar o maior número possível de vetos, Garibaldi foi indagado se está tendo pouco êxito nessa meta.
- É, não estou tendo muito êxito. Mas vamos votar quinta-feira um novo contingente de vetos. É uma coisa que está indo devagar. Pretendo votar o máximo possível até o fim do ano. Afinal, esse foi um compromisso por nós assumido e que nós temos que cumprir, afirmou Garibaldi.
Outra prioridade dessa reunião de líderes, segundo o presidente do Senado, será tentar um acordo para fazer a Casa votar o máximo possível de proposições antes do recesso, que se inicia no dia 18. Garibaldi disse que a pauta é extensa e que é conveniente votar-se logo projetos como os relacionados à desvinculação de receitas da União (DRU), o da maioridade penal, o do voto aberto na cassação de mandato parlamentar, assim como os projetos que abrem créditos para os estados.
- Temos uma série de propostas para votar e creio que dará tempo. Se houver bom entendimento entre os líderes, dará tempo, disse Garibaldi. - A chave para qualquer esforço concentrado é o entendimento. Se houver bom entendimento vamos votar. Só temos três MPs capazes de trancar a pauta, mas elas não foram ainda lidas. E temos o projeto de lei dos sacoleiros (que regulariza a situação dos comerciantes que trazem mercadorias do Paraguai). Este é um projeto que, estando em regime de urgência, também é capaz de trancar a pauta, explicou o senador.01/07/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cancelada a sessão do Congresso convocada para votar vetos nesta quinta-feira
Confira a lista dos 15 vetos presidenciais lidos nesta quinta-feira na sessão do Congresso
Congresso tenta votar LDO nesta quinta-feira
Congresso realiza nesta quinta-feira sessão para a leitura de 28 vetos do presidente da República
Congresso pode fazer leitura de vetos nesta terça-feira
Congresso faz sessão nesta quinta-feira para votar projetos da CMO