Conheça os locais das Fan Fests nas 12 cidades-sede da Copa de 2014
Já foram escolhidos os 12 locais que abrigarão as Fan Fests nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. O anúncio foi feito pela Federação Interncional de Futebol (Fifa) nesta sexta-feira (13). As Fan Fests são eventos gratuitos para a população que não poderá ir ao estádio, funcionará durante os 31 dias da Copa, exibindo ao vivo todos os 64 jogos do Mundial.
Em 2014, serão 12 locais: Praça da Estação (Belo Horizonte), Esplanada dos Ministérios (Brasília), Parque de Exposições (Cuiabá), Parque do Barigüi (Curitiba), Praia de Iracema, Aterrão (Fortaleza), Memorial Encontro das Águas (Manaus), Praia do Forte (Natal), Praça Glênio Perez (Porto Alegre), Marco Zero (Recife), Praia de Copacabana (Rio de Janeiro), Jardim de Aláh (Salvador) e o Vale do Anhagabaú (São Paulo).
Depois do anúncio dos locais da Fan Fest no Brasil, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), divulgou nota afirmando que as festas terão ações de promoção do turismo brasileiro. “Essa iniciativa da Fifa é muito interessante porque permite que a Copa de 2014 seja vivenciada no Brasil não só por quem adquirir ingressos que serão colocados à venda", afirmou o presidente do instituto, Flávio Dino.
Após o imenso sucesso de eventos públicos não oficiais na Copa do Mundo da Coréia do Sul e do Japão, em 2002, a Fifa decidiu lançar oficialmente o conceito das Fan Fests no Mundial seguinte, na Alemanha. O programa continuou na Copa de 2010, na África do Sul.
Além das nove cidades-sede sul-africanas, outras seis cidades ao redor do mundo montaram estruturas similares para que a população acompanhasse os jogos em 2010: Berlim, Cidade do México, Paris, Rio de Janeiro, Roma e Sydney, com mais de seis milhões de fãs do futebol tendo acesso aos eventos durante 31 dias.
“O Fan Fest representa a parte mais emocionante do futebol e da Copa do Mundo: milhares de torcedores reunidos para assistir a uma partida e comemorar juntos”, afirma Ronaldo, membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local. “O Fan Fest reúne pessoas de todas as classes sociais. Como brasileiros, nós sempre tivemos o hábito de torcer por nossa seleção em grandes festivais populares, em todo o País”, disse o ex-jogarod.
Confira detalhes dos locais:
Belo Horizonte - Praça da Estação
A praça Rui Barbosa, também conhecida como da Estação, é o local escolhido pela Fifa para sediar a Fan Fest na capital mineira. Situada na zona central da cidade, a praça abrigava a antiga estação de trem, que hoje serve ao metrô. No alto da torre da estação ainda se encontra o primeiro relógio público de Belo Horizonte, inaugurado em 1888. O local já foi palco de vários eventos, inclusive, transmissões dos jogos da Copa do Mundo de 2010.
Brasília - Esplanada dos Ministérios
Se a capital Federal é conhecida pelo projeto urbanístico em forma de avião, o corpo da aeronave é formado pelo Eixo Monumental, avenida com 16 km de extensão que liga a Praça dos Três Poderes à antiga Rodoferroviária. A Esplanada dos Ministérios abriga os edifícios do governo, construídos em duas fileiras, com um gramado central dividindo as vias do Eixo. No gramado localizado no meio da Esplanada, palco de diversas manifestações e eventos, ocorrerá as Fan Fests.
Cuiabá - Parque de Exposições
O Parque de Exposições senador Jonas Pinheiro recebe, anualmente, a feira agropecuária do estado de Mato Grosso. Com 18 hectares de área e localizado na avenida Beira Rio, região do porto de Cuiabá, o local passará por reformas para abrigar as Fan Fests. O espaço contará com estacionamento, praça de alimentação, lojas oficiais da Ffifa e uma extensa programação de shows e manifestações da cultura local. A partir do próximo ano, a exposição agropecuária ocorrerá em um novo local.
Curitiba - Parque Barigui
Com uma área de 1,4 milhão de metros quadrados, o Parque Barigui é um dos maiores de Curitiba. Inaugurado em 1972, o local tem mata nativa e possui um grande lago de 400 mil metros quadrados, formado por uma represa. O termo barigui tem origem indígena e pode ser traduzido como “rio do fruto espinhoso”, referindo-se às pinhas que caem dos muitos pinheiros do local. O parque conta com equipamentos esportivos e sede campestre.
Fortaleza - Praia de Iracema
A praia de Iracema leva o nome da personagem e romance do escritor cearense José de Alencar. Um dos cartões postais da cidade, é localizada na zona central de Fortaleza, e tem calçadão usado para a prática esportiva e de lazer e a orla cheia de bares e restaurantes. Há ainda atrativos como a Ponte dos Ingleses, mais conhecida como Ponte Metálica, que vai mar adentro, e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Manaus - Memorial Encontro das Águas
As Fan Fests, em Manaus, terão vista para o encontro das águas dos Rios Negro e Amazonas, atrativo natural da região. Será construído um memorial, com uma área superior a 9,3 mil m², no local conhecido como Mirante da Embratel. Na zona leste da capital amazonense, o conjunto arquitetônico será composto por um pavilhão em formato de oca, com 35 m de diâmetro na base e altura de sete metros, com espaço aberto à paisagem e subsolo com restaurante e visão panorâmica.
Natal - Praia do Forte
A capital potiguar é uma das cidades que mais recebe turistas no Brasil. O local escolhido para a transmissão pública dos jogos da Copa é um dos maiores atrativos de Natal: a praia do Forte, batizada com esse nome por causa da fortaleza conhecida como Forte dos Reis Magos, marco de fundação da cidade, construído em 1598. A praia é conhecida pelos arrecifes que formam piscinas naturais e conta com infraestrutura de bares e restaurantes.
Porto Alegre - Largo Glênio Peres
O Largo Glênio Peres fica no centro da capital gaúcha, em frente ao Mercado Público e à Praça XV de Novembro. Inaugurado em 1992, o local já recebeu muitas manifestações culturais e políticas. A pavimentação de 6,3 mil m² resgata o desenho que, na década de 1930, existia em frente ao prédio da prefeitura. O chão é semelhante a um tapete persa, composto por lajotas em basalto cinza e pedras portuguesas, nas cores preta, branca e rosa.
Recife - Marco Zero
A Praça Rio Branco é o marco inaugural da capital pernambucana. Conhecido como o Marco Zero, pois foi a partir dali que a cidade se expandiu, o local fica no “Recife Antigo”, perto do porto da cidade. Os edifícios históricos da região foram restaurados recentemente. Em 1999, o Marco Zero passou por modificações e ganhou uma rosa dos ventos impressa no chão.
Rio de Janeiro - Praia de Copacabana
A praia leva o mesmo do bairro da Zona Sul carioca, eternizado pelas músicas da bossa nova. Um dos cenários brasileiros mais divulgados pelo mundo, Copacabana sedia eventos grandiosos como campeonatos de futebol e vôlei de areia, além do réveillon mais famoso do País e shows com mais de 1 milhão de pessoas. Originalmente implantado em 1906, o calçadão simulando ondas do mar é margeado por uma ciclovia e pela praia, salpicada de quiosques.
Salvador - Jardim de Alah
Outra praia a ser escolhida para receber as Fan Fests, o Jardim de Alah está no bairro Costa Azul de Salvador, a 15 km do centro da cidade. O “jardim” é uma área de coqueirais, formada por muitas pedras e que, na maré baixa, possui poças ideais para o banho. O local é repleto de barracas e ainda conta com um parque com espaços voltados para o esporte, lazer e cultura. Um calçadão e uma ciclovia ligam o Jardim de Alah à praia de Itapuã.
São Paulo - Vale do Anhagabaú
Localizado no centro de São Paulo, o Vale do Anhangabaú possui jardins, diversas esculturas e chafarizes. O rio que dá nome ao local foi canalizado, mas suas nascentes estão ao ar livre, entre a Vila Mariana e o Paraíso, desaguando no Tamanduateí. Transformado em parque em 1910, o local recebeu manifestações como o comício pelas Diretas Já em 1984, que reuniu cerca de 1,5 milhão de pessoas. Atualmente, o Vale do Anhangabaú recebe eventos como a Virada Cultural.
Fonte:
Portal da Copa
13/04/2012 21:05
Artigos Relacionados
Cidades-sede lançam cartazes oficiais da Copa de 2014
Encontro debate segurança de cidades-sede da Copa 2014
Imprensa estrangeira visita cidades-sede da Copa de 2014
Cidades-sede da Copa 2014 vão ampliar número de cooperativas de catadores
Cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 reforçam compromisso ambiental
Cidades-sede da Copa de 2014 recebem guia de segurança pública