Conheça os mitos e as verdades sobre a endometriose



Aumento do fluxo menstrual, cólicas mais fortes que pioram a cada mês, dor abdominal intensa, infertilidade e dor durante a relação sexual são alguns dos sintomas associados à endometriose. “É uma doença em que uma parte da menstruação, em vez de se exteriorizar pela vagina e sair no absorvente, se interioriza no corpo da mulher. A endometriose reveste o útero e passa pelas trompas. Então, o corpo da mulher reage com inchaço, dor crônica no período menstrual e aumento do fluxo menstrual”, explica o ginecologista e gerente de internação do Hospital Fêmina (RS), Sérgio Galbinski.

Confira a baixo os Mitos e Verdades sobre a endometriose:

É uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas (mito)

Cólica menstrual em graus variados, dificuldade para engravidar, alterações intestinais durante a época da menstruação, dor para evacuar e desconforto durante a relação sexual no fundo da vagina são sintomas da endometriose. Algumas mulheres relacionam as dores abdominais com simples cólicas. Em geral, essas mulheres podem apresentar quadros de ansiedade ou depressão, relacionados à intensidade dos sintomas.

Endometriose é uma doença causada apenas pelo aumento do fluxo menstrual (mito)

Na verdade, a endometriose depende do hormônio feminino produzido pelo ovário, o estrógeno, para seu desenvolvimento. Esse mesmo hormônio é produzido pelo tecido gorduroso, mesmo sendo uma forma menos ativa, o que favorece uma piora da doença. Além disso, a doença está associada à predisposição genética, estilo de vida, queda do sistema imunológico e alterações no fluxo menstrual.

A endometriose está diretamente ligada ao desenvolvimento do câncer no ovário (mito)

Não existe essa associação, embora a endometriose possa aumentar a chance de desenvolver um cisto pequeno, chamado de endometrioma, que pode ou não ser maligno. Não é comum um tratamento da endometriose para prevenir o câncer de ovário.

A endometriose se não tratada pode deixar a mulher infértil (verdade)

A mulher precisa estar atenta à dor da cólica, aumento de fluxo menstrual e todos os outros sintomas que saiam do padrão do período menstrual. A cólica da endometriose não pode ser tratada com medicamento comum, principalmente nas mulheres mais jovens, que têm uma vida reprodutiva pela frente que pode ficar comprometida se a endometriose não for tratada adequadamente.

A falta de tratamento da endometriose pode fazer com que a doença atinja outros órgãos (verdade)
É uma doença progressiva. Sem o tratamento adequado, vai gerar uma série de processos de aderências e infiltração dos focos da doença em órgãos vizinhos, podendo atingir o intestino, os ovários e a bexiga, por exemplo. Além disso, pode causar infertilidade e quadros de dores crônicas, que não melhoram com medicações analgésicas.

A endometriose não tem cura (verdade)

Apesar de não ter cura definitiva, a endometriose possui uma série de opções de tratamento. Anticoncepcionais que controlam e param a menstruação, não deixando acumular sangue interno, ajudam a tratar a endometriose. Hoje em dia, há métodos contraceptivos em que a mulher fica até três anos sem menstruar, por exemplo. A escolha terapêutica mais adequada dependerá da severidade dos sintomas e do grau da doença instalada.

A cirurgia robótica é uma alternativa à laparoscopia convencional (verdade)

Uma alternativa é a cirurgia laparoscópica convencional. Essa tecnologia tem uma atuação significativa em doenças ginecológicas benignas que, por vezes, comprometem a capacidade reprodutiva da mulher, por exemplo. Sua tecnologia permite uma visão mais precisa e detalhada da região a ser operada, garante melhor recuperação da paciente e um menor tempo de hospitalização. A cirurgia só é necessária se a endometriose estiver em fase avançada e já instalada profundamente na região do intestino ou bexiga, por exemplo.

Fonte: 
Blog da Saúde



11/03/2014 15:47


Artigos Relacionados


Saiba os mitos e verdades sobre o câncer de mama

Exposição em Manaus mostra mitos e verdades sobre aracnídeos

Mitos sobre o etanol brasileiro

Em sessão de homenagem, Mozarildo refuta mitos sobre maçons

Livro infantojuvenil resgata mitos indígenas sobre montanhas cariocas

Fatos e mitos sobre as doenças cardíacas são o tema do programa "De Coração"