Conjunto Época de Ouro recebe Graziela Wirtti



O Conjunto Época de Ouro recebe a cantora Graziela Wirtti, na Sala Funarte Sidney Miller, Rio de Janeiro, segunda-feira (16), às 17h, com entrada gratuita. O show, apresentado toda segunda-feira, no mesmo horário, faz parte do projeto “Música no Capanema”, realizado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, através do Centro da Música. O evento é transmitido ao vivo pela Rádio Nacional AM (1.130KHz), através do Programa Época de Ouro.

A cantora Graziela Wirtti é de uma tradicional família de músicos. Irmã do baixista Guto Wirtti e da cantora Nina Wirtti, a gaúcha de Santa Maria já se apresentou em longa temporada na Comuna do Semente, na Lapa, e também no Teatro Ateneu, em Buenos Aires. Dividiu o palco com Itiberê Zwarg, Yamandú Costa e Liliana Herrero, dentre outros. No repertório da artista estão as músicas Cai dentro, de Baden Powell e Paulo Cesar Pinheiro; Neste mesmo lugar, de Herivelto Martins; Voltei, de Baden Powell;  Cadeira vazia, Lupicínio Rodrigues; Los Mareados, de J.C.Cobián e E.D.Cadícamo; Basta de clamares inocência, de Cartola e ainda, Palhoça, de Nelson Cavaquinho.

Conjunto Época de Ouro

Formado no Rio de Janeiro, o Época de Ouro teve grande importância no chamado “movimento de resistência do choro”, na década de 1960, quando a Bossa Nova reinava quase absoluta no cenário musical brasileiro. Com o falecimento de seu fundador, Jacob do Bandolim, em agosto de 1969, alguns dos compromissos do grupo foram adiados e suas atividades foram retomadas somente em 1973, com o convite de Paulinho da Viola  para a participação no espetáculo Sarau, na Zona Sul carioca. Foi desta experiência que surgiu o Clube do Choro, idealizado por Paulinho da Viola e Sérgio Cabral, juntamente com todo um movimento, com repercussão nacional, cujo objetivo era dar maior visibilidade a esse gênero musical.

Atualmente, o conjunto é formado por Jorginho do Pandeiro (diretor musical), Jorge Filho (cavaquinho), Ronaldo do Bandolim, Antônio Rocha (flauta), Toni Sete Cordas (violão de sete cordas) e André Belieni (violão).

Toda segunda-feira, das 17h às 19h, a Sala Funarte Sidney Miller recebe o Época de Ouro e seus convidados, no programa do Conjunto, transmitido ao vivo pela Rádio Nacional e apresentado por Cristiano Menezes. A utilização do espaço resulta de uma parceria entre a Funarte e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Antes, a atração era realizada no auditório da Rádio Nacional, que passa por reforma.

Fonte:

Fundação Nacional de Artes



16/12/2013 15:56


Artigos Relacionados


Projeto Música na Cidade apresenta Época de Ouro

Época de Ouro toca Severino Araújo, Pixinguinha e Altamiro Carilho

Iphan publica medidas para preservação do conjunto arquitetônico de Ouro Preto

SP recebe as meninas de ouro do vôlei

Duda da Silva recebe a medalha de ouro em Sopot

Linha 17-Ouro do Metrô recebe licença para início das obras