Época de Ouro toca Severino Araújo, Pixinguinha e Altamiro Carilho



O Conjunto Época de Ouro apresenta consagrados sucessos do choro e do samba, nesta  segunda-feira (30), às 17h, na Sala Funarte Sidney Miller – Centro do Rio de Janeiro. A entrada é franca. O programa semanal do grupo é parte do projeto Música na Cidade, realizado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, através do seu Centro da Música. A atração é transmitida ao vivo pela Rádio Nacional AM.

O Conjunto é composto por Jorginho do Pandeiro (diretor musical), Jorge Filho (cavaquinho), Ronaldo do Bandolim, Antônio Rocha (flauta), Toni Sete Cordas (violão de sete cordas) e André Belieni (violão).

Formado no Rio de Janeiro, o Época de Ouro teve grande importância no chamado “movimento de resistência do choro”, na década de 1960, quando a bossa nova reinava quase absoluta no cenário musical brasileiro. Com o falecimento do fundador, Jacob do Bandolim, em agosto de 1969, o Conjunto adiou alguns dos seus compromissos e somente retomou suas atividades em 1973, a convite de Paulinho da Viola, para participar do espetáculo Sarau, na Zona Sul carioca. Foi desta experiência que surgiu o Clube do Choro, idealizado por Paulinho da Viola e Sérgio Cabral, juntamente com todo um movimento no país, com o objetivo de dar maior visibilidade ao choro.

Sobre o programa

Toda segunda-feira, das 17h às 19h, a Sala Funarte Sidney Miller recebe o Época de Ouro e convidados, para o programa da Rádio Nacional, apresentado por Cristiano Menezes, sempre com entrada franca. A utilização do espaço resulta de uma parceria entre a Funarte e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Antes, a atração era transmitida do auditório da Rádio Nacional, que atualmente passa por reforma.

No repertório do show do dia 30, estão as músicas: Um chorinho pra você – Severino Araújo; Oscarina – Pixinguinha; Viagem à lua – Jaime Florence e Altamiro Carilho; Misterioso Amor – Sancler Sena; Cosme e Damião – Antonio Rocha; Meu caro amigo – Chico Buarque de Holanda e Francis Haime; Aconteceu no Grajaú – Britinho; Praga de sogra – Joaquim Sobreira; Sonhando – K-Ximbinho; Uma farra na Ilha – Jorginho do Pandeiro e Cristovão Bastos; Numa Seresta – Luiz Americano; Soluços – Pixinguinha; Joaquim Virou Padre – Pixinguinha; Romântico – Horondino Silva e Orlando Silveira; Morena boca de ouro – Ary Barroso; Brincando contigo – Ratinho; Saudade do Guará – Bonfiglio de Oliveira; Bem-te-vi atrevido – Lina Pesce; Diabinho maluco – Jacob do Bandolim; e Não tem pra ti – Dante Santoro.

 

Fonte:

Funarte



30/09/2013 16:24


Artigos Relacionados


Música de Câmara da USP toca Pixinguinha no Butantan

Conjunto Época de Ouro recebe Graziela Wirtti

Projeto Música na Cidade apresenta Época de Ouro

TV Senado mostra show de Altamiro Carrilho

RÁDIO SENADO APRESENTA ALTAMIRO CARRILHO

Eduardo Suplicy presta homenagem a Altamiro Carrilho