Conselho de controle de experimentação animal regulamenta comissões de ética
O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (12) a resolução normativa que dispõe sobre a composição, instalação e funcionamento das Comissões de Ética no Uso de Animais (Ceuas).
De acordo com o documento, as instituições que usam ou criam animais para fins científicos de ensino ou pesquisa deverão constituir ou estar vinculada a uma Ceua para pedir credenciamento no Concea. As Ceuas deverão ser registradas no Cadastro das Instituições de Uso Científico de Animais (Ciuca). O responsável legal da instituição constituirá e nomeará os integrantes da Ceua a ela vinculada.
Cada comissão de ética deverá ser formada por médicos veterinários, biólogos, docentes e pesquisadores na área específica, que utilizam animais no ensino ou pesquisa científica, além de um representante de sociedades protetoras de animais legalmente constituídas.
A resolução publicada no DOU também estabelece atribuições das Ceuas, como, por exemplo, examinar previamente os protocolos experimentais ou pedagógicos utilizados pela instituição à qual esteja vinculada, para determinar sua compatibilidade com a legislação aplicável. Também é obrigação da Ceuas manter um cadastro atualizado dos protocolos experimentais ou pedagógicos e pesquisadores e docentes.
As comissões de ética vão investigar acidentes ocorridos durante as atividades de criação, pesquisa e ensino com animais, enviando relatórios ao Concea. A ocorrência de qualquer acidente deve ser notificada.
O documento determina ainda que as comissões de ética promovam reuniões ordinárias pelo menos uma vez a cada semestre, com registro em ata. Anualmente, as Ceuas estão obrigadas a encaminhar ao Concea um relatório de atividades, tendo como prazo 31 de março do ano subsequente.
Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia
14/07/2010 01:09
Artigos Relacionados
Conselho de controle de experimentação animal divulga nota
Proposta que regulamenta clonagem animal aguarda possíveis recursos
I Encontro Nacional de Oficiais de Controle Animal
Ministério aumenta controle em produtos de origem animal
Brasil reforça controle em produtos de origem animal
Motta quer correção de falhas no controle sanitário animal