Conselho de Ética vota relatório de Moreira sobre denúncia de cobrança de propina



Os integrantes do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar devem votar no final da tarde desta terça-feira (11) relatório do senador Moreira Mendes (PFL-RO) sobre denúncias de possíveis irregularidades envolvendo os senadores Ney Suassuna (PMDB-PB) e Wellington Roberto (PTB-PB). A solicitação para abertura de processo de investigação foi feita pelo líder do Bloco Oposição, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que se baseou em matéria jornalística publicada em maio pela revista Época na qual Suassuna e Wellington são citados em um provável esquema de cobrança de propina.

A matéria, intitulada "Os homens da mala", noticiava as prisões do empresário José Elísio Ferreira Júnior, que seria ligado aos dois senadores, e do assessor de Wellington Roberto, Giovanni Riccardi, efetuadas pela Polícia Federal no Aeroporto de Brasília. Eles portavam uma mala com R$ 99,7 mil que, de acordo com a revista, seriam a segunda parcela do pagamento de propina cobrada das empreiteiras Fuad Rassi, de Goiânia, e Sercel, de Belo Horizonte, para que o Ministério da Integração Nacional, de que Suassuna era ministro à época, liberasse R$ 3 milhões para obras na cidade goiana de Catalão.

Suassuna discursou em Plenário para defender-se das acusações, afirmando que José Elísio nunca foi seu funcionário e que os recursos liberados para as obras em Catalão já estavam previstos e pertenciam à rubrica "restos a pagar" do Ministério, o que implica o pagamento obrigatório dos valores.

Na opinião do relator, as denúncias não são sustentadas por evidências ou provas concretas sobre a possível participação dos dois senadores no ocorrido. Moreira Mendes citou depoimento do juiz federal responsável pela prisão preventiva de Elísio e Riccardi em que o mesmo diz "não haver vinculação do eventual tráfico de influência com partido político ou parlamentar específico". A recomendação do senador é para que o caso seja arquivado.

Preside o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar o senador Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS).



10/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Conselho de Ética analisa relatório de Demóstenes sobre denúncia contra Geraldo mesquita

Conselho de Ética vota relatório de Geraldo Mesquita sobre ACM na terça, dia 22

Conselho de Ética vota relatório sobre denúncias contra Luiz Otávio

Conselho de Ética vota relatório sobre acusações contra Luiz Otávio

Conselho de Ética vota relatório sobre caso Jader na quinta-feira

Conselho de Ética vota nesta quarta relatório sobre violação do painel e Tebet garante voto aberto