Conselho de Ética votará no dia 25 relatório do caso Demóstenes
Os integrantes do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado decidiram votar na próxima segunda-feira (25), às 18 horas, o relatório do senador Humberto Costa no processo disciplinar contra o senador Demóstenes Torres (Sem Partido-GO). O parlamentar está sendo processado com base em denúncia do PSOL de que ele trabalhou para a organização criminosa que seria comandada por Carlinhos Cachoeira, e corre o risco de perder o mandato.
Inicialmente, a votação estava marcada para esta segunda-feira (18), mas ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli determinou o adiamento da deliberação após mandado de segurança impetrado pela defesa do senador. De acordo com a decisão, que tem caráter liminar, a votação terá de ser realizada em, no mínimo, três dias úteis contados após a divulgação pública da “primeira parte” do parecer do relator Humberto Costa (PT-PE), que será realizada hoje.
De acordo com o presidente do Conselho, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Demóstenes informou à Secretaria-Geral da Mesa que apresentaria um novo mandado de segurança para que o prazo fosse de dez dias. Presente à reunião, o advogado do senador, Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, negou que a defesa tenha a intenção de apresentar novo pedido ao STF.
Neste momento, o senador Humberto Costa lê a parte descritiva do relatório, que não inclui o voto.
18/06/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Conselho de Ética inicia reunião para leitura do relatório sobre Demóstenes
Conselho de Ética deve votar relatório preliminar sobre Demóstenes em 8 de maio
Conselho de Ética vota relatório sobre caso Jader na quinta-feira
Sem a presença de Demóstenes, Conselho de Ética começa a avaliar relatório que pode pedir sua cassação
Conselho de Ética analisa relatório de Demóstenes sobre denúncia contra Geraldo mesquita
Arthur Virgílio diz que oposição votará em branco no Conselho de Ética