Conselho de Psicologia realiza evento no Senado para julgar hospitais psiquiátricos
De acordo com o CFP, será organizado um tribunal especial, a exemplo dos mantidos pela Justiça, com juizes, advogados de defesa e de acusação, réus, testemunhas e corpo de jurados, e serão ouvidos depoimentos de pessoas que foram internadas em instituições psiquiátricas, como Gismair Castro, além de seus familiares.
No papel de juiz, estará o jurista Luís Fernando Barros de Camargo Vidal, enquanto o psiquiatra Willians Valentine fará o papel de advogado de acusação. Na defesa dos hospitais, atuará o jurista criminal Antonio Carlos de Almeida Castro. O júri contará com Vera Vital Brasil, do grupo "Tortura Nunca Mais", e o deputado Paulo Delgado (PT-MG), autor da Lei Antimanicomial. O evento contará também com o cineasta Helvécio Ratton, diretor dos filmes Menino Maluquinho e Em nome da Razão, este último filmado dentro do Hospital Psiquiátrico de Barbacena (MG).
Segundo o presidente do CFP, Marcus Vinícius de Oliveira, há casos de internos em hospitais psiquiátricos que ficaram até 40 anos esquecidos nesses locais e há ainda registro de várias mortes não esclarecidas em tais instituições. Na ocasião, será lançado o livro A instituição sinistra: mortes violentas em hospitais psiquiátricos no Brasil, organizado pelo CFP e por sete organizações de defesa dos direitos humanos, que relata problemas de violência, atrocidades e mortes de internos nos hospitais.
10/12/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Auditoria avaliará hospitais psiquiátricos de todo o País
Comissão de Saúde debate situação de hospitais psiquiátricos do Estado
MEC realiza na próxima semana evento sobre conselho escolar
Cinema e pesquisa em Ciências Sociais são tema de evento no Instituto de Psicologia da USP
Evento: Instituto de Psicologia da USP promove curso de férias sobre educação terapêutica
Conselho de Psicologia fará parte do processo de regulação de cursos de graduação