Conselho de Segurança da ONU aprova envio de missão de ajuda para a Líbia



O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, por unanimidade, o envio de uma missão de apoio para a Líbia. A missão ficará três meses em território líbio. Os confrontos no país permanecem apesar de a oposição informar ter controle sobre a maior parte das cidades. O líder líbio, Muammar Khadafi, permanece em lugar desconhecido.

De acordo com as Nações Unidas, a missão de apoio atuará como suporte para as autoridades líbias no estabelecimento da segurança e na promoção do Estado de Direito. Também colaborará para as negociações no processo de reconciliação, o desenvolvimento de uma nova Constituição e a definição de eleições no país.

A representante dos Estados Unidos na ONU, embaixadora Susan Rice, disse que a resolução respondeu à solicitação do Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia – que é comandando pela oposição.

O Brasil é favorável ao envio de uma missão para a Líbia, assim como à presença de um representante do CNT na Assembleia Geral das Nações Unidas, que será aberta no dia 21 pela presidenta Dilma Rousseff.

O governo brasileiro, entretanto, ainda não se manifestou em relação à legitimidade do Conselho Nacional de Transição como único representante para a consolidação do governo e das instituições na Líbia.

 

Fonte:
Agência Brasil



19/09/2011 16:09


Artigos Relacionados


CRE APROVA ENVIO DE TROPAS DE APOIO À MISSÃO DE OBSERVADORES MILITARES EQUADOR/PERU

Mdic organiza missão de empresários à Líbia em busca de oportunidades de negócios

Líbia oferece ajuda aos municípios da região serrana do Rio

Eduardo: sem ajuda para reconstrução, missão brasileira no Haiti pode se desgastar

Missão Belém ajuda a resgatar dependentes químicos

CRE aprova novos embaixadores para Congo e Líbia